PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JEANE TRANQUELINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE TRANQUELINO DA SILVA
DATA: 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do ppge
TÍTULO: ONGs, EDUCAÇÃO POPULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: um estudo da Associação Comunitária Nova Vida no município de Sapé –PB
PALAVRAS-CHAVES: Organizações Não Governamentais – ONGs ; Protagonismo Juvenil; Educação Popular.
PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: RESUMO O termo ONG (Organização Não Governamental) nasceu na década de 1940. Segundo Landim (1993) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no final da Segunda Guerra Mundial, para designar entidades não oficiais que recebiam ajuda financeira de órgãos públicos para executar projetos de interesse social. No Brasil emergem entre as décadas de 1950 e 1960, mas ganharam força a partir de 1990, período em que os governos neoliberais incentivaram a participação da sociedade civil pra atuar nas questões sociais, favorecendo a capacidade de atuar nessas instituições. Essa relação favoreceu a minimização do próprio Estado da esfera social, e ganharam importância as ONGs por meio de políticas de parceria estruturadas com o poder público. Essas entidades atuam em diversas áreas e, a despeito de suas contradições, geralmente colaboram com o desenvolvimento da cidadania e expansão da democracia, em alguns momentos auxiliando a gestão pública com o intuito de minimizar os problemas existentes no país. A presente tese tem como objetivo geral analisar a ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) a fim de explicar se contribuem para o protagonismo juvenil nas lutas e organizações sociais no município de Sapé- PB a partir dos princípios da Educação Popular. Os objetivos específicos visam: Identificar quais os princípios da Educação Popular estão presentes nas ações da ONG; Sistematizar as contribuições da ONG que possibilitam o protagonismo juvenil nos espaços de conquista por políticas públicas; Analisar quais os procedimentos metodológicos utilizados nas ações da ONG; Analisar os impactos e conquistas do protagonismo juvenil promovido pela ONG nos jovens participantes; Analisar o perfil socioeconômico dos sujeitos da pesquisa. Para tanto, esta pesquisa está ancorada em autores como: Freire (1996, 2001 e 2016), Gohn (2003, 2013 e 2014), Machado (2009 e 2012), Landim (1993) Calado (2016), Marx (2010) e nas legislações que discutem ONGs, Protagonismo Juvenil e Educação Popular. Metodologicamente nos fundamentamos no Materialismo Histórico Dialético para melhor compreender as contradições na ONG ACNV no contexto da totalidade social. Trata-se de uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizadas a observação participante, a análise documental, e entrevistas semiestruturadas com educadores, educandos e coordenação pedagógica da ONG ACNV. Com relação à análise dos dados, utilizamos a técnica Análise de Conteúdo preconizadas por Bardin(2011). De modo geral os resultados revelaram que o protagonismo dos adolescentes e jovens nos espaços de participação de conquista e luta pelas políticas públicas, uma educação contextualizada, assim como a criticidade e o diálogo são alguns dos elementos presentes nas ações da ONG ACNV que contribuem para o fortalecimento do Protagonismo juvenil numa perspectiva de educação popular. Portanto, nossa tese defende que a ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) promove o protagonismo juvenil fundamentada nos princípios da Educação Popular.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Externo ao Programa - 1030416 - MARIA DO SOCORRO DE SOUZA VIEIRA
Externo à Instituição - JEOVANA NUNES RIBEIRO
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO