PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZANGELA DOS SANTOS BALBINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZANGELA DOS SANTOS BALBINO
DATA: 30/08/2023
LOCAL: meet.google.com/wsg-derx-hfy Identificação da reunião meet.google.com/wsg-derx-hfy Números de telefo
TÍTULO: O REFORÇO EXTRAESCOLAR NO MUNDO RURAL: contribuições e limitações para a resolução de problemas de aprendizagem do sujeito do campo
PALAVRAS-CHAVES: Reforço extraescolar. Mundo rural. Problemas de aprendizagem.
RESUMO: O reforço extraescolar é uma das atividades realizadas na busca de melhorias no desempenho escolar de discentes. A pesquisa procura compreender como as ações pedagógicas realizadas nessas aulas no mundo rural podem proporcionar a possibilidade de resolverem ou amenizarem problemas de aprendizagem. O objetivo geral do estudo é investigar de que forma a atuação como professor de reforço no ambiente não escolar pode oferecer oportunidades para o ensino de conhecimentos para que os sujeitos no mundo rural superam problemas de aprendizagem. Como objetivos específicos definimos: descrever as experiências vivenciadas como professora de reforço extraescolar no mundo rural; relatar as percepções dos alunos e familiares sobre as aulas de reforço realizadas em espaço não escolar durante três momentos: antes, durante e depois da realização das intervenções; analisar as contribuições e limitações das aulas de reforço extraescolar no mundo rural mediante as experiências vivenciadas a partir das intervenções realizadas. Realizaremos a pesquisa com alunos do Ensino Fundamental e seus responsáveis, em uma comunidade rural localizada no município de Mamanguape-PB. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo exploratório. Escolhemos como método a Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI), com procedimento elencamos a pesquisa-aplicação na coleta de dados utilizaremos a observação participante e a entrevista do tipo semiestruturada. Para a analisar dos dados optamos pela Análise de Conteúdo e na interpretação a técnica de análise categorial temática.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA