PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GIRLENY ROBERTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GIRLENY ROBERTO DA SILVA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: ppge sala virtual
TÍTULO: ESTUDO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CENÁRIO DA “EDUCAÇÃO REMOTA”, EM CARÁTER EXCEPCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Direito a Educação. Políticas Educacionais. Pandemia. Ensino Remoto.
RESUMO: A presente pesquisa investiga as políticas educacionais que garantem o direito a educação no que se refere a qualidade e permanência em tempos de pandemia no cenário de “Ensino Remoto”. O cenário educacional em tempos de pandemia do coronavírus (COVID-19) resulta em impactos educacionais, no que se refere ao acesso e permanência do aluno, uma vez que por força maior da pandemia as escolas do Brasil foram fechadas como medida cabível e necessária para preservação da saúde dos estudantes e funcionários. Com o objetivo de Discutir as políticas educacionais em caráter excepcional que garantem o direito a educação para todos em tempos de pandemia do novo coronavírus; debater sobre as políticas públicas educacionais para garantia da permanência do aluno e qualidade educacional no atual cenário de “Ensino Remoto”; investigar como estão sendo assistidos os alunos que estudam em escolas situadas em contexto de vulnerabilidade social no que se refere a recursos, para permanência e qualidade educacional. A pesquisa inicialmente será de cunho bibliográfico, como perspectiva crítica, como interface a espaço de pesquisa e reflexão, pensar e refletir sobre as políticas para garantia da assistência ao aluno, permanência e qualidade educacional. Paralelamente realizaremos uma Pesquisa de campo de caráter descritivo, exploratório analisando, fatos e/ou fenômenos, fazendo uma descrição detalhada da forma como se apresentam. Serão utilizados dados qualitativos, contando com aproximadamente10 professores da rede pública municipal de João Pessoa-PB, 10 alunos da rede pública municipal de João Pessoa-PB, 10 pais ou responsáveis da rede pública municipal de João Pessoa-PB, a coleta dos dados será feita através de uma entrevista, em que haverá roteiro em forma de tópicos (itens) semiestruturados. As entrevistas serão realizadas mediante temas previamente elaborados, sendo gravadas e registradas para análise, de caráter qualitativo a análise dos dados será realizada, para compreender e explicar de forma ampla os resultados. Assim, constata-se a relevância social, uma vez que este projeto contribui no âmbito educacional, propondo repensar as atuais políticas propostas, através de discussões e publicações nesta perspectiva, tema esse que se faz atual e escasso em publicações. Os resultados serão analisados e categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Assim, constata-se a relevância social, uma vez que este projeto contribui no âmbito educacional, propondo repensar as políticas públicas educacionais propostas no período pandêmico, através de discussões e produção cientifica nesta perspectiva, tema esse que se faz atual e escasso em publicações.
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS