PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE SANTOS TOBIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE SANTOS TOBIAS
DATA: 31/08/2023
LOCAL: meet.google.com/rxz-isfd-fiu
TÍTULO: A BUSCA PELO “NOVO CONSENSO”: ASPECTOS IDEOLÓGICOS E SUAS DETERMINAÇÕES PARA A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Política educacional, ideologia, história da educação, neoliberalismo,conservadorismo.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os aspectos ideológicos e suas determinações para a política de educação no Brasil contemporâneo. O método de análise que orienta a investigação é o crítico-dialético. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. A hipótese que orienta o estudo é a de que a partir da crise de 2008, o capital vem tentando estabelecer novas estratégias ideoculturais para a manutenção do consenso e, para tanto, utiliza-se de diversos mecanismos para disseminar os seus valores ético-morais e garantir a perpetuação de sua legitimidade, dentre eles, em posição de destaque está a educação. Na medida em que a práxis educativa se configura como instrumento importante para a disseminação da experiência humana acumulada, se expressa no cotidiano, repercutindo diretamente no âmbito das relações sociais, culturais e valorativas dos sujeitos envolvidos, podendo atuar na disseminação das ideologias hegemônicas e contribuir com a manutenção do consenso, daí a centralidade que adquire na totalidade dos processos sociais. Para atender aos pressupostos da pesquisa, dividimos o estudo em dois momentos: o primeiro bibliográfico de aproximação teórico-categorial e histórica e o segundo documental. Para compreender as raízes ontológicas da categoria ideologia, bem como da educação como complexo de reprodução do ser social, utilizamos como referência o pensamento do filósofo húngaro Georg Lukács (2013). Para situarmos as disputas ideoculturais presentes no desenvolvimento da política de educação no Brasil, procedemos a análise histórica especialmente nos trabalhos de Romanelli (1986); Ghiraldelli (2001a, 2001b); Ferreira Júnior (2011); Saviani (1999, 2011b); Célio da Cunha (1979); Cunha e Góes (2002); Shiroma et, al. (2011), Florestan Fernandes (1987) entre outros pesquisadores que analisaram a tradição histórico-cultural da educação até a década de 1990. Ainda realizamos um estudo complementar do tipo estado do conhecimento com o objetivo de situar os eixos temáticos que aparecem nas produções sobre ideologia e educação, em artigos científicos publicados nas plataformas Google acadêmico e Scielo, com recorte temporal de 2015 à 2022. Os resultados encontrados evidenciaram que o debate da ideologia na educação está se desenvolvendo em torno de seis eixos temáticos: Ideologia e educação; Ideologia de gênero; Escola sem partido, Neoliberalismo e crise capitalista; Alienação, libertação e emancipação e Conservadorismo, neoconservadorismo e religião. No segundo momento, para a análise do contexto atual, utilizaremos também a pesquisa documental em alguns documentos públicos que normatizam a política de educação no Brasil, cuja pesquisa será realizada após a qualificação. A análise vem evidenciando que o avanço do pensamento conservador tem conseguido se expressar nos debates públicos e em alguns instrumentos normativos que orientam o desenvolvimento da política de educação no Brasil, questões que repercutem no cotidiano, trazendo rebatimentos para a práxis educativa e para o contexto de luta de classes. Assim, analisar as determinações ideológicas que se estabelecem na política de educação nos permite compreender quais as requisições impostas para formação da classe trabalhadora no atual cenário de crise.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES