PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LEANDRA DE SIQUEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LEANDRA DE SIQUEIRA FERREIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/wpc-wrtm-zih
TÍTULO: Atuação de Profissionais de Apoio Escolar da Educação Infantil com crianças com necessidades complexas de comunicação
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva; Educação Infantil; Profissional de Apoio Escolar; cuidado; Comunicação Suplementar e Alternativa
RESUMO: No cenário mundial, assim como no Brasil, ao longo da história ocorreram diferentes mudanças em relação a maneira de conceber as pessoas com alguma deficiência. Essas modificações encontram-se amparadas pelos paradigmas da segregação, da integração e da inclusão. Este último, na atualidade, objetiva a construção de uma sociedade para todos, que compreende as diferenças como fatores constitutivos de uma sociedade. Dessa forma, passa-se a exigir da sociedade modificações para se adequar a esse modelo. Nesse contexto, a educação também é solicitada a se modificar e nessa direção, passaram a ser elaborados ordenamentos jurídicos no tocante a educação da pessoa com deficiência com fins de assegurar sua inclusão no sistema de ensino, bem como sua aprendizagem. A partir dessa garantia ocorreu o aumento de matrículas no sistema público de ensino em escolas e em instituições de Educação Infantil para as crianças com deficiência, entre elas as que possuem necessidades complexas de comunicação. Nesse cenário, a partir de aparatos jurídicos surge a figura do profissional de apoio escolar, constituindo-se como um dos serviços que deve ser ofertado pela modalidade da Educação Especial. Diante do exposto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o serviço do profissional de apoio escolar para o desenvolvimento das crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: delinear o perfil do profissional de apoio escolar na Educação Infantil a partir de sua atuação com as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação; conhecer as ações educativas do profissional de apoio escolar com as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação; e investigar as ações educativas do profissional de apoio escolar na Educação Infantil em articulação com os demais profissionais que compõem as instituições de Educação Infantil. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo pesquisa de campo e caracteriza-se como descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e as observações, registradas em um diário de campo. Foram sujeitos da pesquisa oito profissionais de apoio escolar que atuavam em três instituições de Educação Infantil, da rede municipal de ensino de um município de grande porte do estado da Paraíba, lócus desta pesquisa. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA