PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDMILSON DA SILVA CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMILSON DA SILVA CABRAL
DATA: 25/08/2023
LOCAL: On-line, pelo google meet
TÍTULO: INFÂNCIAS CAMPONESAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS VIVENCIADAS NA EMEIEF SENHOR DO BONFIM
PALAVRAS-CHAVES: Infâncias Camponesas; Crianças; Vivências; Educação do Campo.
RESUMO: A pesquisa objetiva compreender as especificidades das vivências das infâncias camponesas através das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças na escola do campo, tendo como objeto de estudo as infâncias camponesas. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a dialética marxista é o método de pesquisa na referida investigação. O campo empírico é a EMEIEF Senhor do Bonfim no município de Sapé/PB, localizada em área de assentamento da reforma agrária ocupada pelo MST, o Assentamento Rainha dos Anjos, a instituição oferta as etapas de ensino com atendimento à faixa etária da infância, a saber, Educação Infantil (02 a 05 anos – Creche à Pré-Escola) e Ensino Fundamental (06 a 10 anos – 1º ao 5º ano), os sujeitos colaboradores da pesquisa são as crianças atendidas na unidade escolar e os professores que nela atuam, em um total de 59 (cinquenta e nove) crianças e 05 (cinco) profissionais. Quanto às técnicas utilizam-se três procedimentos interligados, sendo, com os docentes, a realização de entrevista semiestruturada. E com as crianças, observação, nas turmas da Educação Infantil e realização de oficinas temáticas de desenho e pintura e elaboração de Diário de Bordo Escolar, nas turmas do Ensino Fundamental. Diante do exposto, espera-se que a presente pesquisa promova reflexões pertinentes à vivência das infâncias camponesas na escola do campo, vislumbrando o espaço escolar como ambiente de garantia de direitos, em especial o de vivenciar plenamente a infância, experienciando o processo de ensino e aprendizagem através de práticas pedagógicas que contribuam de maneira significativa para a formação integral da criança, para a construção e valorização da identidade camponesa, para a constituição de sua criticidade e autonomia.
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE