PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DO VALE MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DO VALE MATOS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Centro Familiar de Formação Por Alternância Manoel Monteiro e a Educação do Campo-MA
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância; Trabalho Pedagógico; Comunidade; Educação Popular.
RESUMO: Destinado à qualificação de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), o texto se enquadra dentro da linha de Educação Popular do programa de mestrado. O estudo se localiza nos temas da educação do campo com foco, sobretudo, na metodologia da Pedagogia da Alternância no estado do Maranhão. Neste sentido, as escolas do campo somam, de acordo com o Censo Escolar/INEP de 2020, mais de 50% das instituições da rede pública de ensino, sendo a sua maioria encontradas em situações de extrema falta de infraestrutura. A trajetória percorrida ao longo das décadas para a conquista da educação do campo e, por uma escola do campo, esteve atrelada aos movimentos sociais camponeses que lutavam por terra e educação. É notado um protagonismo marcado pelos trabalhadores do campo que integram estes movimentos, na busca da desconstrução da ideia de uma educação rural, na valorização da consciência necessária para estabelecer uma educação vinculada a todos os processos sociais de formação como sujeito, estando ela, lado a lado, com a cultura, os valores e com o trabalho. Por esta perspectiva, a educação do campo, bem como a escola do campo, se mostram objetos de manutenção e permanência da própria vida no campo, tendo o trabalho como um princípio educativo. As experiências das escolas que trabalham sob a perspectiva da Pedagogia da Alternância vêm se mostrando exitosas nas contribuições para as comunidades camponesas, sendo objeto deste trabalho justamente as implicações resultantes da relação escola/campo. Apresentada a perspectiva geral, a pesquisa em questão busca entender o trabalho pedagógico da CEFFA Manoel Monteiro, em Lago do Junco- MA, bem como a perspectiva teórico-metodológica da Pedagogia da Alternância é traduzida na vida das comunidades a sua volta.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE