PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE DA SILVA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/xgh-adzy-bzf
TÍTULO: Ambientalização Curricular nos Cursos de Pedagogia de uma Universidade Pública e suas Contribuições para a Formação de Educadores Ambientais Críticos
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Formação Docente; Ensino Superior.
RESUMO: A educação ambiental tem o papel de provocar um constante diálogo na sociedade e, ao mesmo tempo, mostrar que o ser humano faz parte da natureza e, portanto, precisa estar alinhada as práticas conscientizadoras acerca das consequências ambientais que as ações humanas provocam na natureza, em uma perspectiva crítica (Loureiro, 2006).A educação, embora seja apresentada como um aparelho ideológico de Estado, segundo Althusser (1970), produz e emite vozes de resistência. Neste sentido, a própria subjetividade, encarada enquanto meio de controle, também pode atuar como fomento de justiça social, equidade, conscientização e cidadania (Lopes; Abílio, 2023). Sendo assim, a educação ambiental deve fazer parte das vivências de aprendizagem dos (as) estudantes e dos futuros profissionais da educação, desde sua base formativa inicial, cabendo à todos os inseridos nos diferentes espaços educativos, em especial a escola, uma visão emancipadora da aplicação da educação ambiental, em todos os espaços educacionais de atuação dos(as) Pedagogos(as). O estudo considerou a educação como pilar para a formação moral, cidadã, ética, ambiental e inclusiva, de toda a sociedade. Diante disso, esta pesquisa, teve como base metodológica de investigação a análise do conteúdo dos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de acordo com as recomendações de Bardin (1977). O objetivo geral da pesquisa é compreender a importância da ambientalização curricular dos cursos de Pedagogia da UFPB e suas contribuições para a formação de educadores ambientais críticos. O método empregado para a construção teórica deste trabalho foi a revisão bibliográfica, associada à análise documental, na qual se considerou como fontes, as propostas curriculares de três cursos de licenciatura em Pedagogia na UFPB, sendo eles, os Projetos Político Pedagógicos (PPP) dos Campus de: João Pessoa, Mamanguape e Bananeiras, além da sondagem sobre a presença de extensões e projetos de pesquisa voltados à ambientalização, nos Campi supracitados. Para análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo, através da sistematização dos dados, definida por Bardin (2016) como indispensável para a compreensão do contexto intencional das produções escritas. Nesse caso, observou-se a presença explícita e implícita da temática ambiental nos documentos curriculares avaliados, de modo a interpretar como a inclusão dessa temática pode repercutir nas bases da formação de professores(as). Os dados revelam, preliminarmente, que a presença dos temas ambientais ainda é escassa e insuficiente nos PPPs analisados, facultando a imersão nos conceitos ambientais ao (à) professor(a) em formação, por meio de ofertas de disciplinas não obrigatórias e cursos de extensão (também opcionais).Um currículo que se caracteriza como não ideal, do ponto de vista da formação profissional crítica do(a) educador(a). Considera-se, portanto, que o acesso desigual à Educação Ambiental acarreta para os (as) profissionais da educação em formação, uma lacuna abrangente na aprendizagem, que reverbera diretamente no trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, com a educação de base, que não favorece a emancipação humana e as transformações individuais, culturais, sociais e estruturais esperadas para a sociedade. Portanto, nem todos os/as professores/as em formação têm a oportunidade de usufruir plenamente de uma Educação Ambiental sólida, emancipatória e comprometida com as necessidades reais da sociedade, do ponto de vista ambiental.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO