PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE E FERRAMENTAS DIGITAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS : desafios e possibilidades
PALAVRAS-CHAVES: Política de formação de professores; contexto pandêmico; ferramentas digitais; educação básica.
RESUMO: Resumo Esta pesquisa propõe analisar as políticas de formação de docentes no contexto da pandemia para a atuação no ensino remoto na educação básica, anos finais do ensino fundamental do município de João Pessoa, PB. O contexto pandêmico trouxe imperativos e desafios psicológicos, emocionais e formativos para toda a comunidade escolar. Diante disso, o distanciamento social e o ensino remoto se tornaram formas de minimizar a disseminação do vírus e uma tentativa de continuar o ano letivo. A partir disso, com a transferência do ensino para o ambiente virtual, os professores se depararam com uma nova realidade, que exigiu deles, novas posturas pedagógicas. Nesse sentido, o ensino remoto ancorou-se nas ferramentas digitais como forma de tentar superar esses desafios. Dessa forma, a partir dos elementos iniciais apresentado, construímos uma problemática para orientar nossa pesquisa: quais foram as políticas de formação de professores para a atuação no ensino remoto durante a pandemia nos anos finais do ensino fundamental no município de João Pessoa – PB? Partindo desse questionamento, percebe-se uma fragmentação nas políticas de formação para atuação do ensino remoto, pois cada município e estado desenvolveu sua política de formação. Nossa pesquisa se ancorou em uma abordagem quanti-qualitativa, enquanto procedimento, utilizamos o estudo de caso para entendermos esse contexto complexo e atípico, que foi a pandemia. Utilizou-se nos procedimentos técnicos: a pesquisa bibliográfica e documental que subsidiaram nossas análises do ponto de vista normativo. Para o nosso referencial teórico-metodológico, utilizou-se a Abordagem do Ciclo de Políticas (Bowe; Ball; Gold, 1992). Para a coleta dos dados, utilizou-se do questionário, como ferramenta que busca reunir informações do contexto pandêmico. Para a análise dos dados, a pesquisa ancorou-se no livro: Como as escolas fazem políticas: atuação nas escolas secundárias. (Ball, 2021) que vai falar sobre o contexto da prática e a teoria da atuação. Esse arcabouço teórico-metodológico foi escolhido na intenção de ampliar as discussões acerca das políticas de formação de professores. Por fim, essa pesquisa encontra-se em andamento. Para a qualificação da dissertação, o resumo contém apenas o capitulo introdutório, o capitulo teórico-metodológico e o capítulo sobre formação de professores pós-década de 90.
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO