PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS SANTOS
DATA: 22/08/2023
HORA: 18:30
LOCAL: meet.google.com/hnp-rbta-fcg
TÍTULO: EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO CONTINUADA: O CASO DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DE SÃO LUÍS (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Pedagogia Histórico-crítica; Educação Infantil; Formação Continuada; Escolas Comunitárias
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
RESUMO: O presente estudo analisa a formação continuada dos professores que atuam na Educação Infantil em Escolas Comunitárias da cidade de São Luís/MA. A pesquisa procura defender as seguintes hipóteses de trabalho, a saber: uma proposta de formação continuada precisa partir do rico e vasto conhecimento existente, historicamente construído pela humanidade na sua vida em sociedade, em consonância com o conhecimento e a realidade das crianças concretas que frequentam as escolas comunitárias (filhos da classe trabalhadora e de outros setores marginalizados da sociedade, tais como crianças das comunidades ribeirinhas, negras e quilombolas). E também que nesse cenário de contradições que caracterizam à escola burguesa, a Pedagogia Histórico-crítica é fundamental, por ser uma proposta que defende o direito educacional como direito humano essencial, capaz de responder às históricas demandas educacionais da sociedade brasileira. A proposta de formação continuada esteve balizada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-crítica, elaborada pelo professor Dermeval Saviani (2013). Por ser uma pedagogia enraizada na prática social global para sistematizar propostas curriculares acordes à realidade que caracterizam as crianças das comunidades onde estão localizadas as escolas comunitárias. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa participante, fundamentada pelos princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico crítica, da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico e Dialético. Buscamos explicar os fenômenos da realidade a partir de condições educacionais concretas, donde se pode compreender de modo racional as fontes que geram as dinâmicas sociais, históricas, psicológicas, epistemológicas, para assim poder identificar as contradições educacionais e buscar alternativas de transformação. Também a proposta de formação continuada procurou dialogar com Pedagogia Libertadora de Freire (1978, 1982, 2011), que, semelhantemente às proposições da Pedagogia Histórico-crítica, defendem a tese da educação e da política ser duas faces de uma mesma moeda. Desenvolver uma proposta de formação de professores numa perspectiva propositiva, crítica e emancipatória contribui com a formação humana essencial para formar seres críticos, criativos e solidários.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - SILVANA APARECIDA BRETAS