PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JEFFERSON DE LEMOS MEDEIROS

DISCENTE: JEFFERSON DE LEMOS MEDEIROS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/pjf-sgdc-iio
TÍTULO: Parâmetros e indicadores de alfabetização científica: análise dos objetos de conhecimento relativos a “transformações químicas” em livros didáticos de ciências
PALAVRAS-CHAVES: Livro Didático. Ciências. Transformações Químicas. Alfabetização Científica. Ensino Fundamental
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma análise dos parâmetros e indicadores de Alfabetização Científica (AC) na abordagem do objeto de conhecimento transformações químicas em livros didáticos de Ciências do 6º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral consiste em analisar a apresentação e o desenvolvimento do objeto de conhecimento transformações químicas em livros didáticos de Ciências a partir dos parâmetros e indicadores da AC, no âmbito do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2020. O referencial teórico da pesquisa apresenta os fundamentos da AC a partir de autores como Shen (1975), Sasseron (2008) e Sasseron e Carvalho (2016), discutem também o conhecimento das transformações químicas numa perspectiva da AC e o lugar do conhecimento no Ensino de Ciências, a partir das contribuições de Chassot (1993) e de Santos e Schnetzler (1997), bem como discute como o livro didático de Ciências sofre influência da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, cuja categorização fundamenta-se no método de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). Foram analisadas duas coleções aprovadas pelo PNLD 2020, ambos da editora Moderna, as coleções Araribá Mais e Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano, de cada coleção um livro do 6º ano e outro do 9º ano foram analisados. Os resultados evidenciam que os livros apresentam potencialmente condições para que os Parâmetros e Indicadores de Alfabetização Científica possam ocorrer durante o uso do livro e quando tiver sendo ensinado conteúdos relacionados a “Transformações Químicas”, na promoção da alfabetização científica dos alunos. Mas, os alunos, precisam vivenciar a ocorrência dos indicadores de AC para ser cientificamente alfabetizados na intimidade da sala de aula. Para isto, é necessária e indispensável a mediação do professor, para facilitar a ocorrência desses indicadores de AC nas atividades pedagógicas. A presença desses parâmetros e indicadores de AC nos conteúdos de transformações químicas constantes nos livros analisados, por se só, não asseguram a consolidação do desenvolvimento do processo de alfabetização científica na escola.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA