PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIS ALESSANDRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRIS ALESSANDRA DA SILVA
DATA: 24/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rtr-iwdw-dnx
TÍTULO: A FOTOSSÍNTESE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMAGENS, TEXTOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: recursos visuais; livros didáticos; fotossíntese, PNLD; alfabetização científica; ilustrações.
RESUMO: Imagens e textos são importantes recursos e complementares para a comunicação de ideias científicas. Do ponto de vista didático, são recursos que têm uma indiscutível importância para a visualização, contribuem na ilustração de diversos textos didático-científicos e também desempenham um papel fundamental na constituição das idéias didático-científicas, na sua conceitualização e com potencial para dar evidências e condições para que os indicadores de alfabetização científica se manifestem no conteúdo. Vamos encontrar nos livros didáticos, geralmente, uma grande quantidade de fotos, desenhos e textos, os quais, em suas diferentes configurações de apresentação, tornam-se suscetíveis a diferentes leituras e análises. O presente trabalho tem como objetivo analisar imagens como recursos visuais e textos sobre o tema “fotossíntese” em livros didáticos de Ciências da Natureza, para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9ºano), aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição 2024-2027 e seu potencial em promover o processo de alfabetização científica. Nesta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo vamos investigar: i) as características das imagens e textos do conteúdo de “fotossíntese” em livros textos, sobre o conceito de fotossíntese, ii) quais problemas científicos se detectam nessas imagens e textos e, iii) quais as possibilidades desses recursos para promover a alfabetização científica dos alunos (indicadores de alfabetização científica). A metodologia adotada para a análise tem embasamento com Yin (2016), em que existem cinco fases de estudo do conteúdo, são elas: compilar, decompor, recompor (e arranjar), interpretar e concluir. A fase inicial, de caráter exploratório e descritivo, tem buscado o estudo referente aos documentos que originam a implementação do programa (PNLD), com os critérios classificatórios das coleções analisadas, para situar aí, imagens e textos. A segunda etapa evidencia um mapeamento das editoras aprovadas e suas propostas pedagógicas apresentadas em suas coleções aprovadas no referido programa. Em um terceiro momento, são analisadas a apresentação das capas dos livros, sendo observados os critérios de aplicação para com o edital e ligação das imagens (fotografias e desenhos) com os eixos temáticos encontrados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E numa quarta etapa, a análise dos dados ocorrerá com a observação de ilustrações em conjunto com os textos sobre fotossíntese. Para isto, realizar-se-ão análises relativas a: espaço, conceitos, imagens, atividades práticas e exercícios propostos sobre fotossíntese. Alguns dados preliminares apontam que através da análise das coleções, algumas das obras verificadas deram maior ideia de cuidado na escolha e composição das artes da capa até a inserção de ilustrações que contemplassem de forma categórica as unidades temáticas do currículo para cada série. Algumas definições de natureza teórico-metodológica ainda serão necessárias para a análise dos dados, tendo em vista a composição das ilustrações com os textos voltados a temática constantes nos livros didáticos.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO