PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO CARLOS SOUZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS SOUZA DA SILVA
DATA: 29/08/2023
HORA: 00:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE E EDUCADOR POPULAR NA ALDEIA ALTO DO TAMBÁ EM BAÍA DA TRAIÇÃO-PB
PALAVRAS-CHAVES: Agente Indígena de saúde, povos indígenas potiguara, educação popular.
PÁGINAS: 68
RESUMO: A atuação do Agente Indígena de Saúde requer uma compreensão das práticas de saúde e da cultura indígena numa perspectiva dialógica e intercultural, de modo a não reproduzir modelos colonizadores sobre os povos indígenas. E exatamente por esta contextualização da educação no desenvolver desta profissão, surgiu o interesse pela Educação Popular, considerando a relação direta entre saberes e práticas populares de saúde com a realidade social da comunidade indígena Potiguara na Paraíba na aldeia Alto do Tambá, na qual o diálogo está atrelado a concepção educativa em prol da transformação da realidade do indivíduo. A educação popular com coletivos indígenas deve considerar a cultura secular com que crenças, hábitos, costumes e saberes tradicionais buscam preservar a vida indígena em permanente relação com o território e o meio ambiente conflitando com saberes e práticas de saúde dos povos colonizadores. Um modelo de intervenção em saúde com comunidades indígenas requer uma revisão das práticas assimilacionsitas que são interpostas aos saberes populares, sem considerar a história de saúde da comunidade, seus saberes e práticas. Uma perspectiva popular de saúde coletiva, por sua vez, pressupõe um diálogo intercultural em torno da saúde indígena, promovendo diálogos e compromissos conjuntos com a preservação da vida. Os Agentes Indígenas de Saúde têm suas funções bem definidas quando assumem o cargo, mas é preciso que estejam atentos ao que está ao redor, ao que a comunidade entende como necessidade, sendo assim, direcionará o foco para a prevenção de doenças e a promoção da saúde voltadas à população indígena. Assim, nosso objetivo geral é analisar os princípios da Educação Popular eventualmente presentes no processo de comunicação e metodologia de ação dos Agentes Indígenas de Saúde da Aldeia Alto do Tambá, em Baía da Traição -PB, com a comunidade atendida. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são: observação participante, registro fotográfico, entrevista semiestruturada e formulário do perfil socioeconômico. O método de análise utilizado adota uma perspectiva de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, por se tratar de uma realidade singular, uma vez que há uma aproximação dos Agentes Indígenas de Saúde, bem como da comunidade por eles atendida. O capítulo um introdutório, trata do processo de germinação da pesquisa; O capítulo dois situa as concepções e perspectivas em saúde indígena e suas conexões com a educação popular; O capitulo três, por sua vez, dá centralidade a Política de Saúde e Educação em Saúde Indígena no Brasil, contextualizando estrutura; O capítulo quatro, a dissertação trata dos resultados da pesquisa empírica no que se refere a relação entre saberes e práticas populares de saúde indígena desenvolvidas por meio dos Agentes de Saúde Indígena na Aldeia Alto do Tambá -PB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - ELIZABETH DA SILVA ALCOFORADO
Externo à Instituição - JOSENICE FERREIRA DOS SANTOS ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE