PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MEIRYLANE LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEIRYLANE LOPES DA SILVA
DATA: 14/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/tut-rifv-jtw
TÍTULO: INTERNACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA GIRA MUNDO
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada; internacionalização; profissionalização docente; Programa Gira Mundo.
RESUMO: Na tentativa de se buscar novos caminhos que proporcionem maior efetividade às experiências de formação docente e que sejam capazes de trazer transformações positivas para a atuação desses profissionais e para o sistema educativo, tem-se investido nos últimos anos na internacionalização da formação continuada, buscando como fonte de aprendizado as experiências pedagógicas exitosas desenvolvidas em outros países. Enveredando pelos caminhos que perpassam esses processos formativos, esta tese analisa os reflexos da internacionalização da formação continuada promovida pelo Programa Gira Mundo, desenvolvido pelo governo do estado da Paraíba, na profissionalização e na prática docente. O objetivo da pesquisa é compreender de que maneira a participação dos professores no programa Gira Mundo, que oferece intercâmbio internacional para aprimoramento pedagógico, influencia na sua prática docente e na sua profissionalização. Para alcançar esse objetivo, o referencial teórico foi construído a partir do diálogo com estudiosos da formação docente, com destaque para Imbernón, Zeichner e Nóvoa, e ainda da internacionalização da formação e seus reflexos no trabalho do professor, em que autores como Knigth e De Wit são trazidos como base teórica. Este estudo adotou uma abordagem fenomenológica qualitativa como base metodológica, com o objetivo de compreender as experiências e percepções dos professores participantes do Programa Gira Mundo. Para isso, serão utilizadas diversas técnicas de coleta de dados, como entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante. A combinação desses métodos permitirá obter uma visão mais abrangente e aprofundada do fenômeno estudado, considerando tanto os aspectos subjetivos quanto os aspectos observáveis do Programa Gira Mundo. Com o intuito de analisar e interpretar os dados obtidos, será adotado a análise de conteúdo com base em Bardin (2016), que permite a exploração das experiências dos participantes e a compreensão dos significados atribuídos às vivências relacionadas ao programa Gira Mundo e à própria prática docente. As expectativas provisórias, ainda extraídas do campo teórico, mostram que a internacionalização da formação continuada pode ter um impacto significativo na profissionalização e na prática docente, proporcionando novas perspectivas e práticas pedagógicas, além de estimular a formação de uma rede de contatos profissionais internacional. No entanto, também já emergem possíveis desafios, os quais serão apropriadamente analisados e contrastados com a realidade do estudo pretendido, como a importância de garantir que as experiências internacionais sejam adequadamente incorporadas ao contexto escolar local e a necessidade de que sejam criadas comunidades de prática entre os professores, o que pode ser uma forma eficaz de promover o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre os profissionais da educação.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA