PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MERY CRISTIANE BATISTA PACHECO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MERY CRISTIANE BATISTA PACHECO
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O LIDAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O TEMA DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP
PALAVRAS-CHAVES: Educação Sexual. Formação Docente. Ensino Médio. Sexualidade. Docente de Matemática.
RESUMO: As discussões acerca da Educação Sexual (ES) nas escolas já deveriam ter sido superadas, e a temática precisa ser trabalhada como tema transversal em toda a Educação Básica. Sabe-se que essa vertente ainda é muito questionada e foi suprimida da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, alguns professores se eximem de abordá-la, principalmente os docentes das áreas do conhecimento da matemática. Devido a isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como os professores de matemática lidam com a temática da ES, como tema transversal, em uma escola pública de Ensino Médio, no município de Macapá-AP. Como objetivos específicos, definiu-se: a) Identificar se a ES encontrou lugar para discussão, na formação inicial e/ou continuada; b) Conhecer as dificuldades que esses profissionais, de uma área tão específica, possuem para abordar o assunto em suas aulas; c) Analisar as principais dificuldades apresentadas para essa abordagem. Foram selecionados como colaboradores desta pesquisa cinco professores do componente curricular de matemática. Esta pesquisa trará como foco a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, de natureza prática, com base nos autores: Flick (2009), Minayo (2004; 2007), Chizzotti (2010) e Fazenda (2010); para a análise dos dados, utilizaremos a análise do Conteúdo (AC), de Bardin (2020) e Franco (2005). No que tange aos principais teóricos que contribuíram para o embasamento da discussão, estão: Cunha e Xavier (2009), Candau e Moreira (2003) e Macedo (2017), que tratam do Ensino Médio no Brasil. Tardif (2014) e André (2016) contribuem quanto à formação de professores. Há também D'Ambrosio (1996) e Calvacante (2013), que versam sobre a formação dos docentes de matemática. Nunes (1987), Guimarães (1995), Ribeiro (1990) e Figueiró (2020) contemplam a ES. Assim, a partir das reflexões apresentadas e discussões relevantes sobre a temática da ES nas escolas, esta pesquisa busca reforçar sua importância nesse espaço.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO