PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ISABELLA HELLEN ESTEVAO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLA HELLEN ESTEVAO DA SILVA
DATA: 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/ijz-imrw-anp
TÍTULO: ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Concepções de professores. Universidade Federal da Paraíba.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Esta pesquisa aborda os desafios e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade. Para isso, as reflexões tecidas neste trabalho relacionam-se intrinsicamente ao campo sociopolítico e às transformações sofridas no Brasil nos últimos sete anos (2016-2022), especificamente as que afligem a efetivação do direito constitucional responsável por garantir o acesso e a permanência à educação para todos os cidadãos, incluindo aqueles que não terminaram a educação básica na “idade certa”. Nesse ínterim, apresenta-se como objetivo geral desta dissertação analisar os desafios e possibilidades da EJA a partir da concepção de professores-pesquisadores do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. No que tange aos principais teóricos que contribuíram para o embasamento deste trabalho de dissertação, citamos: Freire (2021; 2015; 1990; 1967), Arroyo (2005; 2011), Haddad (2000), Haddad e Di Pierro (2015), Andrade (2021), entre outros. Metodologicamente, a investigação se fundamenta no tipo de pesquisa qualitativa com caráter exploratório, fazendo uso de entrevista semiestruturada realizada com quatro professores-pesquisadores da UFPB que apresentam a Educação de Jovens e Adultos como objeto central de seus estudos, pesquisas e/ou projetos. Para analisar os dados empíricos coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo categorial, abordada por Bardin (2016). Os resultados obtidos nos mostram que a ascensão de um grupo político de extrema direita e a implementação de políticas neoliberais corroborou para o desmonte das políticas públicas e sociais, enfraqueceu o sentido público e universal de oferta educacional para os mais pobres e vulneráveis, bem como, fortaleceu o processo de invisibilização da Educação de Jovens e Adultos que se amplificou no período da pandemia e desvelou fragilidades históricas ainda presentes na atualidade, como a falta de financiamento e a precariedade na formação docente específica para o público desta modalidade. Constatamos que esses e outros fatores contribuem diretamente para a retração no número de matrículas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e, consequentemente, para a manutenção das desigualdades sociais. Como conclusão desta pesquisa ressaltamos a necessidade de apresentar a Educação de Jovens e Adultos como área de conhecimento dentro das Universidades do país, assim como, a necessidade de se pensar políticas públicas e curriculares efetivas que considerem as necessidades do público-alvo da EJA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - ADENILSON SOUZA CUNHA JÚNIOR