PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
DATA: 14/09/2023
LOCAL: meet.google.com/dcs-fcas-opw
TÍTULO: A INSPETORIA, A FISCALIZAÇÃO E O CONTROLE DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM PERNAMBUCO (1889 – 1911)
PALAVRAS-CHAVES: Instrução Pública. Fiscalização do ensino. Inspeção escolar. Século XIX. Século XX.
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a composição e as dinâmicas do sistema de controle e inspeção do ensino em Pernambuco, entre os anos de 1889 e 1911. Propomo-nos a identificar e analisar as dinâmicas de criação e funcionamento de cargos e instâncias governamentais para inspeção do ensino; identificar, analisar as principais demandas dos agentes responsáveis pelo controle e fiscalização do ensino, comparando-as entre si; identificar e analisar os discursos e ações governamentais voltados para a fiscalização e o controle da Instrução Pública; e articular esses discursos com as relações, conflitos e disputas estabelecidos entre agentes fiscalizadores e docentes. O nosso recorte cronológico está balizado pelo “Longo século XIX” e é delimitado a partir de um conjunto documental de fontes que, atualmente, estão sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emereciano. Destacamos os Códices da Câmaras Municipais, os Códices da Instrução Pública, os Códices das Delegacias de Polícia da Capital, a Coleção Tribunais Diversos, a Coleção dos Promotores de Justiça, o Fundo das Intendências Municipais e o conjunto de regulamentos, regimentos internos e relatórios expedidos e apresentados no recorte temporal delimitado. Além dos jornais digitalizados na Hemeroteca Digital do site da Biblioteca Nacional e à Coleção de jornais do século XIX, de Recife. Para analisar as fontes, a partir dos indícios e “sinais” localizados nesses documentos, detivemo-nos na análise de discursos foucaultiano, diante das correspondências com investigações sobre o “fazer historiográfico”, a partir da perspectiva da Operação Historiográfica, e com os usos da História Comparada enquanto um método de análise histórica. Defendemos que os agentes governamentais de Pernambuco se articulavam em torno de uma Maquinaria Disciplinar, entre os anos de 1889 e 1911, composta por distintos sujeitos e dispositivos – dispostos de forma complementar e hierárquica –, para efetivação da fiscalização e controle da Instrução Pública.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO