PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: GABRIELA DA NOBREGA CARREIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA DA NOBREGA CARREIRO
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: ENSINAR-APRENDER FILOSOFIAS COM FILÓSOFAS: práticas pedagógicas decoloniais no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Teoria decolonial; Pedagogia decolonial; Ensino de filosofia; Práticas pedagógicas decoloniais; Filósofas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta tese tem como implicações iniciais a compreensão de que a história da filosofia é ainda um campo de conhecimento arraigado em premissas de silenciamentos e exclusões. Os espaços de formação inicial e pós-graduação desta área ainda são constituídos por uma discrepante diferença da presença de homens e mulheres e de toda a diversidade que compõem os gêneros. Essas exclusões/ausências estão implicadas diretamente na concepção de história da filosofia evocada no singular, no masculino e situada desde pressupostos eurocêntricos e ocidentais. O Ensino de Filosofia na Educação Básica, e aqui especificamente no Ensino Médio, encontra-se cruzado por concepções que advém desses espaços de formação inicial, mas também da pluralidade de experiências e sujeitas/os que compõem os processos de ensino-aprendizagem da Filosofia acampada no batente da escola. Dessa maneira, essa pesquisa está fundamentada teórico-metodologicamente na perspectiva decolonial e feminista, alicerçada na crítica aos moldes modernos/coloniais de exclusões e silenciamentos das mulheres e suas produções de conhecimentos, como também na Pedagogia Decolonial enquanto teoria educacional que desmobiliza o projeto hegemônico de escola, ao tempo em que legitima saberes e culturas, banindo colonialidades de saber-ser dos espaços formativos. Assim, o objetivo principal foi investigar as configurações das práticas pedagógicas orientadas por uma teoria decolonial e feminista que potencializasse o ensino-aprendizagem de filosofia a partir de Filósofas. Nesse sentido, visando a abordagem metodológica descolonizadora, utilizei dos princípios colaborativos da Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) como via horizontalizadora no desenvolvimento de pesquisa no campo educacional escolar. Assim as ações/encontros foram desenvolvidas no âmbito escolar, nas aulas de filosofia, juntamente com a docente e uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas abertas ou em profundidade com a docente, formulário on-line e registros nos Diários Filosóficos. As informações do formulário sinalizaram abertura e interesse na pesquisa, e os Diários Filosóficos foram analisados na perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD), como possibilidade e pressupostos de reflexões e argumentos que permitem uma elaboração coletiva acerca dos elementos discursivos que se apresentam com considerada recorrência nos registros das/os estudantes. Como resultado, observei a receptividade curiosa e interesse em descobrir novas narrativas e personagens da história da filosofia, com destaque para Filósofas do Sul Global, engajadas contra o colonialismo, como Lélia Gonzalez e Sophie Olúwọlé, bem como para Filósofas que são referências importantes para o início do movimento feminista europeu, como Christine de Pizan e Mary Wollstonecraft. Essas Filósofas acamparam presenças nos Diários Filosóficos das/os estudantes, nas ações e nas inspirações de artes elaboradas por elas/eles. Assim, com o desenvolvimento metodológico proposto, compreendo que a pesquisa aqui apresentada com seus resultados, reitera a tese de que a mediação da prática pedagógica decolonial possibilita condições curriculares para a presença de Filósofas no âmbito escolar, nas turmas de nível médio, possibilitando ás/aos estudantes novas narrativas e saberes filosóficos não restritos à universalidade colonizadora, geopoliticamente hegemônica, eurocentrada e androcentrada.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA