PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MONICA DA MOTA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA DA MOTA FONSECA
DATA: 28/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Canal do PPGE no YouTube
TÍTULO: SENTIDO DE VIDA PARA PESSOAS IDOSAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Idosos. Escolarização de Idosos. Sentido de Vida. Qualidade de Vida.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: A presença da pessoa idosa em nossa sociedade, hoje, é fato, e essa realidade nos faz refletir sobre o sentido de vida do/a idoso/a a partir do processo de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso nos convoca a enfrentarmos inúmeros desafios teórico-práticos para que possamos olhar o/a idoso/a também no sentido existencial, na direção de uma exímia qualidade de vida. A magnitude do tema nos instigou a buscarmos entender de que forma esse retorno aos estudos impacta sua qualidade de vida, trazendo, modificando e/ou auxiliando o sentido de vida de cada estudante. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção de estudantes idosos, matriculados na EJA, sobre o processo de escolarização e sua contribuição para a construção do sentido de vida. Definimos como objetivos específicos: (i) identificar, junto aos/às discentes idosos/as da EJA, qual o significado de sentido de vida que possuem; (ii) investigar as implicações do processo de escolarização na vida desses alunos/as idosos/as; e (iii) analisar, a partir da percepção dos/as idosos/as estudantes da EJA, como a escola tem colaborado para atenuar os problemas relativos ao processo do envelhecimento e para a construção de um sentido de vida. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas do município de João Pessoa-PB, com estudantes de 60 anos de idade ou mais. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada, cujas análises foram respaldadas na fenomenologia de Husserl (1996), na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty (1999) e na teoria existencialista de Viktor Frankl (2008) sobre Sentido de Vida. Os resultados apontaram para subcategorias relacionadas à felicidade, ao bem-estar, à realização, à alegria, à vontade de continuar vivendo e ao sonho de aprender a ler e a escrever na fala dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como para percepções não verbais, demonstradas através do corpo, da emoção, da postura somada à emoção de rememorar tempos passados, que estão vinculadas ao significado de sentido de vida. Assim, o sentido de vida dos estudantes idosos da EJA foi capaz de transformá-los, à medida que estes ressignificaram sua maneira de viver. Em conclusão, evidenciamos que a educação deve se atualizar em suas metodologias, para que haja estímulo e encorajamento à pessoa idosa, numa escolarização que faça sentido e que seja fonte de felicidade, de sentido de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA