PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BETÂNIA NERES CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA BETÂNIA NERES CARNEIRO
DATA: 30/08/2023
HORA: 13:30
LOCAL: On-line, pelo google meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA TIRADENTES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo, Educação Infantil, Educação Popular; Temas Geradores
PÁGINAS: 50
RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo compreender os desafios de se trabalhar com propostas pedagógicas com crianças filhas de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, de acordo com os princípios da Educação do Campo e as diretrizes da Educação infantil, a partir da percepção dos professores que atuam na Educação Infantil, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, no Assentamento Tiradentes, no município de Mari-Pb que tem sua história marcada pela luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que contribuiu para a conquista da terra e para a construção e instalação da escola, a partir de conflitos, lutas e resistências, que juntamente com os camponeses romperam a dominação da elite dominante. A escola vem enfrentando desafios para a construção de uma educação popular problematizadora, proporcionada pela Educação do Campo desenvolvendo uma metodologia a partir de Temas Geradores na Educação Infantil, buscando fazer uma articulação entre o currículo imposto pelo sistema tradicional e o previsto na Resolução 05/2009 das diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil, no §3º a qual orienta que as propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta. Essa problemática e aprofundar o conhecimento dessa temática é relevante para contribuir para compreensão de como desenvolver uma proposta de Educação do Campo na Educação Infantil em escolas do campo. Frente a essa problemática foi definido como objetivo geral analisar a percepção dos professores da Escola Tiradentes da Educação Infantil sobre a utilização dos princípios da Educação do Campo nesta modalidade de educação. Objetivos Específicos: verificar como é feita articulação do currículo instituído pelo sistema educacional contextualizando com a realidade os educandos; identificar as possibilidades da Educação do Campo na educação infantil e os fatores que interferem na execução das práticas pedagógicas. A metodologia adotada seguiu a abordagem qualitativa tendo como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada e análise documental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA