PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIVANIELLA DE OLIVEIRA LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIVANIELLA DE OLIVEIRA LACERDA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cba-aunn-wvu
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES.
PALAVRAS-CHAVES: Concepção Docente; Avaliação da Aprendizagem; Licenciatura em Ciências Biológicas; Aprendizagem Significativa.
RESUMO: O processo educativo é faz parte da natureza do ser humano, a todo momento estamos educando e sendo educados, seja nos espaços formais, não formais ou informais, a avaliação da aprendizagem se configura como uma atividade fundamental desse processo. No contexto da formação inicial de professores, ela deve ultrapassar o caráter classificatório e de resultado e focar na amplitude da avaliação e no entendimento de que ela é parte do processo de formação, de modo a oportunizar ao futuro professor, experiências avaliativas diversificadas para serem consideradas em sua prática futura. Nesse sentido, o campo das Ciências Biológicas se configura como um dos espaços mais propícios a superação dos modelos tradicionais avaliativos, considerando o caráter teórico e prático que esse campo das ciências apresenta, bem como, considera como essenciais os princípios da aprendizagem significativa e seu diálogo com as teorias Freireanas. Esta pesquisa possui o objetivo de Analisar como a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida no curso de formação inicial em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB, Campus I a partir das concepções dos professores formadores, dos alunos concluintes do curso e da análise de seus planos de curso. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo utilizando o método Fenomenológico. A pesquisa é composta por três etapas, a primeira envolve a entrevista semiestruturada com os professores formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. A segunda etapa corresponde a análise dos planos de curso das disciplinas que esses professores ministram na instituição. E, por fim, a entrevista semiestruturada com os alunos concluintes do curso. Até o momento as etapas um e dois foram iniciadas e estão em fase de conclusão. Os resultados preliminares apontam, de forma geral, que a maioria dos professores entrevistados possuem alguma compreensão acerca da avaliação da aprendizagem, concebem a avaliação como a compreensão daquilo que foi aprendido ou não pelo aluno. Predominam os instrumentos avaliativos teóricos como trabalhos, seminários, atividades e principalmente a prova. E compreendem a importância de se trabalhar o conteúdo da Avaliação da Aprendizagem na formação inicial seja em uma disciplina específica ou diluída em todas as disciplinas , através, também, da exemplificação.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo ao Programa - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA