PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁDSON FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁDSON FRANCISCO DA SILVA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/pgb-ioia-ksf
TÍTULO: OS FÓRUNS PERNAMBUCANOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UM MOVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
PALAVRAS-CHAVES: Fóruns da EJA; Movimento Social; Educação Libertadora.
RESUMO: A educação no território brasileiro é um direito constitucionalmente garantido. Todavia, esse direito não chega na realidade concreta da vida de muitos/as jovens, adultos e idosos que precisam de uma educação de qualidade social para enfrentar as opressões do seu cotidiano. Nesse contexto, os fóruns da EJA em Pernambuco é um movimento de construção da educação libertadora que pauta a dignidade humana e os princípios democráticos do estado de direito para todas as pessoas que constituem a EJA ou que precisam ter acesso a ela. Por essa razão, surge nosso problema de pesquisa que indaga: De que modo os fóruns pernambucanos da Educação de Jovens e Adultos enquanto movimento tem construído uma educação libertadora? Investigando os fóruns pernambucos da EJA como nosso objeto empírico de pesquisa e a educação libertadora como objeto teórico. O objetivo geral é investigar de que modo os fóruns pernambucanos (estadual e regionais) da Educação de Jovens e Adultos enquanto movimento formado por diversos atores sociais de diferentes instituições, tem construído uma educação libertadora. Para desvendar essa questão, os objetivos específicos se desdobram em: analisar os desafios dos fóruns da Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco como um movimento a partir das realidades dos sujeitos da EJA; apresentar as proposições dos fóruns pernambucanos considerando os eixos da formação de professores da EJA, Currículo da EJA, Acesso, Permanência e Continuidade e EJA e mundo do trabalho; identificar as possibilidades de mudanças para o alcance de uma educação libertadora, no âmbito da EJA, a partir dos desdobramentos dos fóruns pernambucanos. Esse estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando o método do estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados foram eleitas a observação participante e o questionário. O universo dessa pesquisa é o estado de Pernambuco na ótica das lutas dos fóruns da EJA em favor das pessoas e do acesso e permanência da oferta de uma educação libertadora. Para isso, com a finalidade de analisar as proposições teóricas e empíricas, escolhemos Opressão, Mudança e Liberdade como categorias de análise. Como técnica, escolhemos a Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Os primeiros resultados alcançados e que remonta nossa expectativa, apresenta os fóruns regionais e estadual da EJA como um movimento de construção da educação libertadora composto por diversos atores e instituições sociais, lutando e perseverando na efetivação de uma vivência educativa que dirima toda forma de opressão presente na realidade de vida do povo pernambucano.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA