PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: Dorgival Renê Tolentino Leite

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Dorgival Renê Tolentino Leite
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: ENTRE COTURNOS E CARTILHAS: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO BRASIL – PECIM
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Escolas Militares, Ideologia, Neotecnicismo.
PÁGINAS: 400
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O contexto político em que vivemos, notadamente após a destituição da Presidenta Dilma Vana Rousseff do poder, em 2016, até o fim do Governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro, levou a uma série de mudanças estruturais nas diversas searas do governo brasileiro, o que despertou bastante preocupação em razão da visível desconstituição de direitos e formulação de um verdadeiro projeto de nação atrelado aos interesses elitistas. A educação, por sua vez, foi uma das pastas mais afetadas, de modo que vários planos e programas, entre outras políticas públicas, se extinguiram para darem lugar a uma série de medidas que merecem urgentes estudos científicos. Nessa perspectiva, entre as novas medidas adotadas, foi instituído o Programa de Implantação das Escolas Cívico-Militares – PECIM cujas características e aspectos continuam obscuros sob o ponto de vista científico, já que ainda são poucos os trabalhos acadêmicos sobre o tema. Com efeito, considerando a necessidade de pesquisas mais densas sobre o assunto, o presente trabalho objetivou investigar como o PECIM se constituiu em meio às propostas governamentais do então Presidente Bolsonaro (2019 – 2022), a fim de que possamos compreender as concepções históricas, culturais e sociais, sempre com o interesse de entender seus reais fundamentos ideológicos e pedagógicos. A pesquisa, por sua vez, é exploratória, de modo que nos apropriaremos do materialismo histórico e dialético, cujas fontes de exploração são documentais e bibliográficas. Objetivamos ampliar os estudos sobre a temática, de modo a trabalhar com os clássicos, pois eles são capazes de fornecer fundamentos teóricos e metodológicos que permitem viabilizar o alcance do objetivo proposto neste estudo. Ao final, o resultado do estudo apresentou uma densa discussão acerca da implantação das escolas cívico-militares, trazendo à tona, inclusive, suas perspectivas ideológicas, sociais, culturais e políticas, o que ensejou a constatação do ataque à educação por meio de um programa falacioso e arraigado de opressão, bem assim na contramão de todas as conquistas e lutas pelos direitos da minoria, como o combate à homofobia, racismo, preconceito, miséria, exploração, violência contra crianças e adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo ao Programa - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo à Instituição - SILVANA APARECIDA BRETAS
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA