PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARAIANE PINTO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARAIANE PINTO DE SOUSA
DATA: 18/09/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A POLÍTICA DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL I: uma investigação na Rede Municipal de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Currículo. Organização do Trabalho Pedagógico. Atuação.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os encaminhamentos do trabalho de desenvolvimento de tese, que versa sobre a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, inicialmente apresentamos de onde partiu o interesse pelo tema, a relevância da proposta, bem como a construção do texto. Para tanto, destacamos como problemática central: Como se dá a atuação do processo de OTP nas escolas no Ensino Fundamental I do Município de João Pessoa, considerando que os discursos acerca da BNCC a caracterizam, na maioria das vezes, como um currículo homogêneo? E elegemos como objetivo geral: analisar como vem sendo a atuação da política de BNCC nas escolas municipais de João Pessoa/PB, tendo como base o as políticas educacionais (nacionais, estaduais e municipais) que norteia processo de organização do trabalho pedagógico. E especificamente: a) analisar as condições pedagógicas e estruturais de como as escolas do município de João Pessoa/PB desenvolvem a OTP no que se refere a atuação da BNCC; b) Identificar quais dificuldades que as escolas municipais têm para desenvolver as propostas apresentadas no documento da BNCC; c) Investigar as possibilidades e impossibilidades da BNCC ser atuada a partir da mediação dos profissionais responsáveis pela OTP. Destacamos a realização do mapeamento realizado afim de perceber como a temática esteve em discussão nos trabalhos de Pós-Graduação, encontramos lacunas, e assim, centramos esforços para a discussão. Destarte, metodologicamente, esta pesquisa tem por característica uma abordagem qualitativa. Richardson (2017, p. 67) a descreve como um “[...] meio para explorar e para entender o significado que os indivíduos e grupos sociais atribuem a um problema social ou humano”, de tipo documental, bibliográfica, exploratória. Para a coleta de dados, utilizaremos a entrevista semiestruturada por fornecer mais solidez e possibilidade para a obtenção das informações, trazendo para a pesquisa as vozes que vivenciam a escola e sua organização, assim como identificar os desafios para o trabalho pedagógico dos(as) docentes. Para a análise dos dados utilizaremos o suporte teórico-metodológico Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992), especificamente a teoria da atuação, por compreendermos que a política não é um processo estático, mas, caracteriza-se por ser dinâmica, principalmente no que tange às intenções das políticas educacionais. Isso nos permite buscarmos compreender sobre o que pode resultar de um currículo nacional, homogêneo como a Base (2017), as transformações no currículo e na OTP. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Currículo. Organização do Trabalho Pedagógico. Atuação.
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO