PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ARTHUR RODRIGUES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR RODRIGUES DE LIMA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: FELIPE TIAGO GOMES E A PRODUÇÃO DO HOMEM INSTITUIÇÃO NA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE (1943-1997)
PALAVRAS-CHAVES: Felipe Tiago Gomes. História dos intelectuais. Representação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A historiografia da educação no Brasil assistiu nos últimos anos ao desenvolvimento de pesquisas em torno da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e a análise do modelo educacional propagado pela mantenedora escolar. Todavia, as pesquisas sobre o fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes, e o pensamento educacional por ele desenvolvido, ainda germinam. Após criar a Campanha, ao lado de colegas do curso de Direito em Recife no ano de 1943, o paraibano nascido em Picuí, dedicou-se a aglutinar apoio político, econômico e social para o que defendia como democratização da Educação Básica no Brasil. A partir fundação de escolas atreladas aos princípios da educação comunitária, uma escola que fosse subsidiada pela sociedade civil em parceria com o poder público, Felipe Tiago Gomes passou a percorrer as unidades da federação ampliando os estabelecimentos educacionais pertencentes a CNEC. Neste víeis, a tese analisa como alçaram Felipe Tiago Gomes a condição de intelectual a partir da criação e do seu engajamento a frente da CNEC e como as representações produzidas nesta relação o projetaram como intelectual e pensador da educação. Para tanto, utiliza-se de uma pesquisa documental e bibliográfica investigando as representações associadas ao criador da mantenedora educacional. São analisados documentos e impressos institucionais, como a Coletânea Cenecista, publicada em 1994 e CNEC em Revista, de 1983, e periódicos captados na Hemeroteca Digital Brasileira que se tornaram dispositivos de veiculação dos discursos produzidos por ou ligados a Felipe Tiago Gomes. Para auxiliar nesta pesquisa, lançamos mão de autores do campo da história dos intelectuais, como Sirinelli e o conceito de redes de sociabilidade e mediação intelectual. Autores do campo da história cultural como Chartier e o conceito de representação, visando analisar a monumentalização de Felipe Tiago Gomes na História institucional da CNEC.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO