PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS
DATA: 25/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ixu-hqwg-nqe
TÍTULO: LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PROCESSOS DE MODIFICAÇÃO HUMANA DOS EGRESSOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura; Ensino; Modificação humana; Experiência literária
RESUMO: A literatura traz contribuições ao processo de modificação humana. No entanto, a literatura ofertada na escola, como conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa, vem sendo colocada à reflexão quando professores apontam dificuldades em se atingir, por meio do literário escolar, esse campo da modificação humana por parte dos alunos. Os professores que fizeram tais apontamentos foram entrevistados no ano de 2019 na nossa pesquisa de mestrado. As afirmações desses docentes consubstanciaram a tese desse trabalho: a literatura provoca modificações ao ser humano a partir de experiências vividas com o texto. A ampliação do senso crítico e reflexivo em face da realidade, por exemplo, são constatadas como mudanças resultadas da leitura literária. No entanto, no ensino de literatura na escola são apresentadas barreiras que impedem a ocorrência da modificação nas experiências que a aula proporciona ao aluno. Como exemplos desses entraves destacam-se a gama de atividades que os professores têm que cumprir hoje no ensino e o distanciamento dos alunos aos livros, fora do espaço escolar. Buscaremos, então, encontrar os egressos do ensino médio, que foram alunos dos docentes entrevistados, respaldados pelo seguinte objetivo: analisar os relatos e percepções do egresso do ensino médio sobre as contribuições da literatura no ensino no seu processo de modificação humana. Para tanto, será realizada entrevista semiestruturada com 12 ex-alunos. Como baluarte metodológico seguiremos a fenomenologia, ancorados em teóricos como Bicudo (2011), Moreira (2004) e Creswell (2014). A análise dos dados será guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2011).
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA