PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE ZORZI SCHULTHEIS DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE ZORZI SCHULTHEIS DE FREITAS
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Via remota, pelo endereço: meet.google.com/xas-ormk-uuu
TÍTULO: As contribuições da Educação Popular para a Curricularização da Extensão
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária. Educação Popular. Currículo. Ensino superior.
RESUMO: A extensão universitária enquanto interação dialógica entre instituições e comunidade possibilita o diálogo entre saberes e conhecimentos, uma formação humana integral permanente e omnilateral, o que reforça uma formação para além dos espaços formais de ensino, focado não apenas para o ensino de técnicas, mas também para o seu compromisso social e inserção do estudante nos diversos territórios. Neste sentido, a educação popular aponta caminhos para um fazer extensionista que legitime o saber popular, com ênfase na construção compartilhada do conhecimento e ao mesmo tempo reconecte sociedade e instituições de ensino.O Plano Nacional de Educação, na meta, estratégia 12.7, estabelece que as instituições de Ensino Superior devem garantir que no mínimo 10% dos créditos curriculares dos cursos de graduação sejam destinados para o desenvolvimento de programas e projetos de extensão voltados para grandes áreas de pertinência social. Assim, surge a problemática norteadora da pesquisa: Quais são os desafios e possibilidades da educação popular como referencial dos processos de curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras? O objetivo geral da pesquisa é analisar os desafios e possibilidades da educação popular como referencial dos processos de curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras.Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual está sendo desenvolvida uma pesquisa-ação. Foi elaborada uma proposta colaborativa em parceria com membros da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) para realização de 2 oficinas e 9 livescom o objetivo de discutir como utilizar os pressupostos na educação popular na curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação, delimitando assim os princípios e diretrizes da educação popular que podem nortear a curricularização da extensão.Servirão de base empírica para o estudo quatro principais vertentes: 1) o levantamento bibliográfico sobre os referenciais teóricos da tese, que norteará toda a pesquisa-ação e resultou no estado do conhecimento sobre a temática; 2) as lives; 3) a participação da pesquisadora no grupo de pesquisa Extelar, que é o cerne da pesquisa-ação; e 4) a pesquisa documental baseada em 4 ágorasrealizadas em 2022 pela ABRASCO sobre a curricularização da extensão. Espera-se ao final da tese elaborar um guia com propostas e contribuições da Educação Popular para a curricularização da extensão nas IES.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO