PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: KATUCHA KAMILLA MARQUES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATUCHA KAMILLA MARQUES PEREIRA
DATA: 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/sza-qoyy-azu
TÍTULO: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA: PROCESSOS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS COTIDIANAS DE CONVIVÊNCIA COM O MEIO AMBIENTE NA COMUNIDADE TRADICIONAL DO JACARAPɔ
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade tradicional, Educação Ambiental, vivencia pedagógica, participação social, emancipação.
PÁGINAS: 80
RESUMO: A comunidade da Praia de Jacarapé está localizada na zona sul da cidade de João Pessoa/PB. Sua ocupação teve início nos anos 1930 por pescadores artesanais e trabalhadores de obras públicas. Pouco habitada e com acesso difícil, sua beleza cênica atraia muitos curiosos: circundada pela mata nativa, possuia ainda o mar, o rio e o manguezal para completar o cenário de revista. Com o crescimento do projeto turístico do pólo Cabo Branco, a região recebeu destaque, mas em contrapartida, o projeto previu a realocação da comunidade tradicional para outra área, distante de onde hoje habitam. Através da Lei Estadual Nº 11.422/2019, a região foi declarada Área de Preservação Ambiental, permitindo assim que sua comunidade tradicional permaneça morando no local, desde que de forma sustentável e adequada às normas ambientais; entretanto, as diferentes forças jurídicas, econômicas e sociais permanecem em luta pela retirada da comunidade. Desta forma, atualmente a comunidade tradicional está em luta para permanecer morando e trabalhando no local, e assim, a criação de um processo formativo em Educação Ambiental Crítica e Emancipatória, fomentando temas importantes para a adaptação às normativas ambientais e fortalecendo a participação social, mostrou-se um caminho capaz de atender aos dispositivos legais e aos anseios do grupo de moradores. Desta forma, o presente trabalho se propõe a realizar vivências pedagógicas em Educação Ambiental com a comunidade, para colaborar na promoção de um melhor relacionamento homem – meio ambiente. A pesquisa é do tipo etnográfica e se utiliza do diário de campo, entrevistas, grupo focal, além de análise bibliográfica e documental, para coleta de dados. Para análise dos dados será utilizada a Teoria Fundamentada (Charmaz, 2009). No estágio atual, as entrevistas já foram realizadas e as vivências estão em fase de conclusão. Os resultados preliminares apontam que a educação ambiental crítica e emancipatória colabora no fortalecimento do senso comunitário de luta e proteção do meio ambiente, aumentando a compreensão crítica de seus direitos e obrigações enquanto comunidade tradicional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAÚJO
Externo à Instituição - RAMIRO GUSTAVO VALERA CAMACHO