PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA SANTOS FREITAS BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA SANTOS FREITAS BATISTA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/kcg-pkyr-rqe
TÍTULO: SABERES DOCENTES E O PIBID: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: : Pibid; Saberes docentes; Formação inicial; Formação continuada; Ensino de Física.
RESUMO: Diante da escassez de professores para educação básica, houve nos últimos anos investimentos em políticas públicas de formação docente. Nesse cenário, destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência e contribuir para a valorização da formação de professores e melhorar a educação brasileira. Dessa maneira, parte-se da perspectiva de que a formação docente não se restringe aos alunos de licenciatura no contexto do Pibid, mas contribui para a constituição de saberes docentes na formação inicial e continuada, a partir da aproximação da articulação, diálogo e troca de experiências entre universidade e escola, formadores e formandos. Assim, esta pesquisa representa uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso que objetiva analisar como se constituem os saberes docentes na formação inicial e continuada de professores que atuam no subprojeto de Física do Pibid da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Por isso, busca-se refletir como o Pibid tem contribuído para a formação inicial e continuada de professores de Física; investigar como a relação teoria-prática proposta pelo Pibid colabora para a produção de saberes docentes; identificar quais saberes docentes estão sendo construídos/mobilizados no subprojeto do Pibid de Física. Para fontes de evidências, pretende-se explorar documentos do Pibid da UFRPE, como Relatórios, Projeto Institucional e Subprojeto de Física. Ainda serão utilizados para instrumentos de coleta de dados, questionários abertos; entrevistas semiestruturada; observação de reuniões, que posteriormente serão analisados por meio da Análise de Conteúdo. Com este projeto de tese, pretende-se colaborar com a discussão sobre os aspectos que permeiam os saberes docentes e o fortalecimento da valorização da formação de professores no âmbito do Pibid e do ensino de Física.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO