PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOSÉ LEDY CARVALHO SANTOS

DISCENTE: JOSÉ LEDY CARVALHO SANTOS
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Por via remota, no endereço: https://meet.google.com/tff-zxbt-eby
TÍTULO: EXTENSÃO POPULAR E EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA DESCOLONIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Popular. Educação Popular. Descolonialidade. Práticas Educativas. Extensão Universitária.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente estudo traz uma compreensão sobre a Extensão Popular na universidade, tomando como pressupostos as práticas educativas da Educação Popular no âmbito da extensão universitária, observando as ações de extensão desenvolvidas pelo projeto de extensão Universidade Popular Vale do Gurguéia, na universidade Federal do Piauí. Desde o surgimento da extensão na universidade observa-se uma relação de hegemonia e hierarquia de saberes produzidos na universidade em relação aos conhecimentos produzidos nas comunidades. A extensão universitária é frequentemente vista como uma ferramenta para a difusão do conhecimento acadêmico para a sociedade, mas também pode ser usada para perpetuar narrativas coloniais e sistemas de poder opressivos, afirmado por um paradigma de ciência europeizado do Norte, que historicamente, tem dado notoriedade e validade a esses conhecimentos em relação aos conhecimentos do Sul, aspecto potencializado, sobretudo, pelo processo de dominação e subordinação por meio da colonização. Tal dominação expressada no campo do saber desencadeou resistências para a superação desse paradigma a partir da cultura e conhecimentos do Sul, sobretudo, da América Latina, numa perspectiva filosófica decolonial e descolonial. O objetivo deste estudo é identificar e valorizar as abordagens pedagógicas alternativas da extensão popular e da educação popular que promovem a descolonização da extensão universitária por meio da Extensão Popular e práticas educativas da Educação Popular, evidenciados por potencialidades e desafios, em seu processo de promover uma ressignificação das práticas extensionistas na universidade, por meio da superação do paradigma hegemônico de extensão, através da construção de uma perspectiva descolonial de extensão dentro e fora do espaço acadêmico. O processo metodológico da pesquisa orienta-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, no qual foi realizada, como etapa inicial, uma revisão da literatura, além de , em seguida, pesquisa documental, dentro da qual se destacou a consideração de vídeo publicado no YouTube com depoimentos e relatos de bolsistas envolvidos em iniciativas de extensão popular e educação popular, nas experiências e vivencias acumuladas no projeto de extensão Universidade Popular Vale do Gurguéia, na UFPI. Para a análise dos materiais pesquisados e dados coletados foi adotado o método hermenêutico-dialético, onde a construção do referencial teórico fundamenta-se nas produções epistemológicas de autoras e autores da Extensão Popular, Educação Popular, das pedagogias e filosofia da América Latina e da Extensão Universitária. O resultado esperado confluiu na explicitação de um conjunto de práticas e estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas e adaptadas para a extensão universitária onde busca-se ressignificar também as relações entre universidade e comunidade de maneira que se construa uma valorização dos conhecimentos e saberes populares na produção de conhecimento a partir do Sul do Mundo.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA