PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NIÉDJA FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIÉDJA FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: A TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE CARMEN COELHO DE MIRANDA FREIRE (1931-1999)
PALAVRAS-CHAVES: Trajetória intelectual. Intelectual católica. Carmen Coelho
RESUMO: Carmen Coelho de Miranda Freire, normalista formada no Colégio Nossa Senhora das Neves, deu início a sua carreira no magistério público do estado da Paraíba, primeiro no nível primário, depois no secundário. Atuou em tradicionais escolas da capital naquela época, como o Grupo Escolar Isabel Maria das Neves, o Lourdinas e o Liceu Paraibano, transpôs à docência e dedicou-se a pesquisa histórica chegando a ser sócia efetiva do IHGP. Autora de livros didáticos de História da Paraíba, obras literárias, além de uma biográfica e uma genealógica. Católica praticante, foi fundadora e presidente do Núcleo Noelista da Paraíba, espaço para propagação dos dogmas da Igreja e práticas de caridade protagonizados por mulheres da elite. Possuía uma família de classe privilegiada na sociedade paraibana, composta por professores, engenheiros, médicos, advogados, políticos, mas, principalmente clérigos da Igreja Católica, todos com uma ampla rede de relações. Diante disso levantamos a seguinte questão: Carmen Coelho vem de uma descendência de eclesiásticos da Igreja Católica, tem como base de formação humana, social e cultural os ideários católicos, como ela reproduziu e/ou articulou esse discurso católico em suas práticas de escrita? Portanto, esta tese objetiva historicizar a trajetória intelectual de Carmem Coelho de Miranda Freire, evidenciando o papel da Igreja e do ideário católico em suas práticas. Nosso recorte temporal situa-se entre os anos de 1931 a 1999 que compreende o período de publicação de seus textos. A partir do que as fontes nos indicam nossa argumentação é que Carmen Coelho figura-se como uma intelectual mediadora, reprodutora de ideias, discursos e práticas tradicionais, com um viés pragmático e conservador, tendo em vista as influências advindas do seu contexto de formação católica. Portanto, utilizaremos como fonte os livros e demais escritos de autoria da nossa protagonista; algumas pistas de sua atuação docente encontradas no Arquivo Histórico Waldemar Duarte; os documentos de sua pasta como sócia do IHGP; todo material referente ao Núcleo Noelista disponíveis no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese da Paraíba, além dos registros das atividades do núcleo publicados nos jornais A União e A imprensa. Esse estudo tem como percurso teórico a História Intelectual e dos/as intelectuais, fazendo relação com a História das mulheres, no campo da pesquisa em História da Educação, a estratégia metodológica pauta-se na pesquisa documental, a partir das fontes disponíveis e a possibilidade de interpretação das mesmas.
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO