PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: IONE GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IONE GOMES DA SILVA
DATA: 29/09/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do PPGE/CE/UFPB
TÍTULO: Educação Popular e redução de danos no campo das drogas
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Redução de danos. Drogas. Políticas de Saúde. Políticas de Educação. Prevenção.
PÁGINAS: 95
RESUMO: Seja derivada de uma planta ou produzida em laboratório, a droga é uma substância inanimada. Seu potencial perigoso ou benéfico só aparece quando se estabelece uma relação entre ela e um organismo vivo. Assim sendo, o bom senso nos indica que a decisão mais acertada é investir em abordagens educativas e tratamentos humanizados, ou seja, educar os seres humanos para a convivência com elas, tendo em vista a impossibilidade de erradicá-las e cuidando para que os danos e riscos que eventualmente possam surgir em decorrência do consumo, possam ser minimizados. Nesse debate, o papel que vinha sendo atribuído a redução de danos nas políticas públicas era o do cuidado para evitar a transmissão de doenças e tornar o consumo mais seguro, sem indicar a abstinência como meta a ser alcançada. A educação popular, nesse contexto, vem sendo reconhecida como uma concepção educativa crítica, e tem sido possível identificar o campo das drogas e da redução de danos como novos espaços de elaboração e de práticas de educação popular que estão sendo gestadas em contexto histórico diferente, tendo como público participante sujeitos heterogêneos que podem estar expostos a diversos tipos de opressão tendo em vista que são consumidores de drogas, mas também fazem parte de outros grupos historicamente oprimidos. Este é o campo temático do presente estudo, e seu objetivo geral é analisar como as abordagens da educação popular vêm sendo inseridas em trabalhos com redução de danos na área das drogas. Para tanto, temos os seguintes objetivos: 1) investigar os enfoques sobre drogas e redução de danos na produção bibliográfica da educação popular; 2) enfocar a perspectiva de redução de danos e sua operacionalização; 3) investigar de que maneira educadores populares atuantes em movimentos sociais e coletivos de redução de danos vêm desenvolvendo abordagens na área das drogas; 4) analisar as possibilidades e limites da educação popular nas abordagens de redução de danos. Do panorama teórico-conceitual, algumas das categoriais do trabalho são: educação popular, redução de danos e desvio social. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e explicativo e sua operacionalização se dará por meio da estratégia Snowball Sampling para mapeamento dos participantes e realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados serão tratados conforme os procedimentos técnicos da Análise de Conteúdo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS AURELIO MATOS LEMOES
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA FILGUEIRAS PENIDO
Externo à Instituição - TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA