PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA SILVA
DATA: 20/09/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a mediação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Avaliação da aprendizagem. Zona de Desenvolvimento Próximo. Espontaneísmo. Voluntarismo.
RESUMO: A presente tese discute a avaliação na educação infantil e a importância da mediação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo. Temos como questão geradora da pesquisa: como a concepção de ensino e aprendizagem dos (as) professores (as) orienta o processo educativo e, consequentemente, o processo avaliativo? Para investigar essa problemática, temos como objetivo, compreender as concepções de ensino-aprendizagem das professoras de Educação Infantil e analisar de que modo tem repercutido na avaliação e na mediação na prática docente. Assim, nossa tese parte da seguinte afirmação: a avaliação na educação infantil reproduz uma concepção de ensino e aprendizagem espontaneísta que compromete a ação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo. Em relação à metodologia, adotamos o enfoque do materialismo histórico e dialético, o qual apreende a dinâmica do fenômeno, em seu trajeto histórico, contraditório e inter-relacionado com os seus determinantes econômicos, políticos e culturais. Quanto ao método, adotamos a dialética materialista que nos permite desenhar o movimento do fenômeno, no contexto social e cultural, desde a sua realidade empírica, as abstrações subjetivas até a síntese sistematizada. No que tange a modalidade da pesquisa, definimos a abordagem qualitativa pela sua amplitude e rigor na construção do conhecimento, e essa escolha justifica-se pela nossa preocupação em compreendermos a natureza da avaliação e a importância da mediação docente no processo de aprendizagem no contexto educacional. Enquanto a técnica para coleta e produção das informações, utilizaremos a entrevista oral semiestruturada e a observação participante, ambas desenvolvidas junto a 6 (seis) professores (as) da pré-escola. Nas considerações teóricas, sintetizamos dois blocos de análise, o primeiro, aponta que as construções históricas acerca da compreensão da aprendizagem e desenvolvimento infantil partiu de teorias que entendem que a educação escolar deve partir das necessidades e curiosidades individuas da criança, apontam que esta se desenvolve de forma natural e espontânea. Essa concepção perpassa os ideários pedagógicos hegemônicos na educação infantil na atualidade. Em um segundo bloco, analisamos os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural que apontam que o desenvolvimento infantil não se dá de forma natural e espontânea, mas mediada a partir da ação de um agente mais desenvolvido, no caso da educação escolar, seria o professor. Essa ação deve se pautar nos processos que estão em amadurecimento na Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP) da criança. Assim, contrariando o conceito de espontaneísmo, apresentamos a interpretação e defesa de Gramsci sobre o voluntarismo, apontando ser fundamental a intervenção intencional para o desenvolvimento humano. Em relação à pesquisa com os sujeitos, os resultados preliminares apontam que as concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação que predominam o discurso docente está enraizado em concepções de pedagogias ativas e partem do pressuposto do desenvolvimento espontâneo infantil, mesmo que essas interpretações teóricas que perpassam as práticas pedagógicas sejam apresentadas de forma confusa e fragmentada.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO