PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILSON JOSE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILSON JOSE DA SILVA
DATA: 19/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE ambiente virtual: meet.google.com/omb-ibia-ibx
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA PARAÍBA: o avanço da ideologia neoliberal
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente continuada. Profissionalização docente. Trabalho educativo. Educação empreendedora.
PÁGINAS: 110
RESUMO: A presente pesquisa analisa a formação docente continuada promovida pelo Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo/Conexão Mundo, na rede estadual de ensino público da Paraíba. Nessa perspectiva, delineamos a materialidade histórica da temática, destacando suas abordagens pedagógicas acríticas e críticas, fundamentos constitutivos e ideologia que orienta a formação continuada. Definimos como objetivo, compreender a ideologia que orienta a formação docente continuada de professores e professoras que participaram do Programa Gira Mundo a partir de 2015, período em foi instituído a primeira versão do programa. Em relação à metodologia, definimos como caminho epistemológico, o materialismo histórico e dialético para investigar o fenômeno (formação docente continuada) em seu trajeto histórico, determinado pelas relações econômicas, políticas e cultural, e engendradas pelas contradições que atravessam a prática educacional. Em relação ao método de abordagem, definimos a dialética materialista para analisarmos a formação continuada a partir de um concreto abstrato para uma realidade sistematizada, cuja articulação foi mediada pelas categorias trabalho docente, reprodução, formação continuada e profissionalização. Quanto à análise das informações, definimos a abordagem da hermenêutica crítica para compreensão e interpretação do fenômeno por meio do conhecimento teórico conceitual da história, da linguagem e do discurso. Nas considerações finais, as primeiras interpretações sinalizam que a formação continuada promovida pelo Programa de intercâmbio, reproduz um “modismo educacional” resultante da parceria entre o setor público e instituições privadas, pautado na ideologia ‘neoliberalizada’ da educação, tendo como eixos de sustentação, a educação empreendedora e competências da aprendizagem (aprender a aprender), com reflexos no trabalho educativo e na concepção profissional docente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo à Instituição - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA