PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE OLIVEIRA FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE OLIVEIRA FREIRE
DATA: 22/09/2023
LOCAL: On line (google meet, link meet.google.com/vfh-ksav-rdj)
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS EMPREENDIDAS PELO PROGRAMA CISTERNA NAS ESCOLAS: CAMINHOS PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
PALAVRAS-CHAVES: educação contextualizada; convivência com o semiárido; práticas educativas; transformações da realidade; emancipação.
RESUMO: A presente pesquisa versa sobre as práticas educativas empreendidas pelo Programa Cisternas nas Escolas (PCE) e seus contributos para construção do paradigma da convivência com o Semiárido frente ao paradigma de combate à seca , historicamente imperante na região ao mesmo tempo em que dialoga com elementos teóricos-epistemológico da educação do campo, educação ambiental crítica e da pedagogia histórica-crítica. O referido programa tem como objetivo levar cisternas às escolas do campo do Semiárido brasileiro (SAB) como meio de garantir a segurança hídrica e nutricional, tendo em vista o cenário de escassez hídrica que atinge essa região, consequentemente, também, às escolas e o direito a educação da população situada nessa faixa do Brasil. Ainda como objetivo o programa visa empreender estratégias pedagógicas para o desenvolvimento e efetivação da convivência com o Semiárido, por meio da educação contextualizada. Assim, a pesquisa parte da hipótese de que as práticas educativas desenvolvidas no âmbito do PCE potencializam a efetivação do paradigma da convivência com o Semiárido, para tanto, uma escola do campo beneficiada pelo PCE situada na zona rural do município de Boa Vista/PB perfez o lócus da investigação. Compuseram os sujeitos da investigação, duas professoras, uma técnica administrativa escolar, que também é líder comunitária e de um representante de uma ONG executora do PCE no Estado da Paraíba. Quanto os aspectos metodológicos, a pesquisa se assenta na abordagem qualitativa de cunho etnográfico, tendo a análise temática como recurso metodológico para análise dos resultados. Os primeiros resultados apontam efetividade do programa, desenvolvimento de práticas educativas que favorecem a hipótese apresentada, entretanto são necessários ajustes e reavaliação por parte entidades fomentadoras e escolas beneficiadas, em especial na fase pós construção das cisternas que tende a arrefecer com o tempo se não houver tais intervenções e ações retroalimentativa periódicas.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA