PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO REGINALDO LINHARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO REGINALDO LINHARES
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Sala do Meet
TÍTULO: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: ENTRE DEBATES E EMBATES
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de avaliação. Avaliação do desenvolvimento da criança. Educação Infantil do Campo.
RESUMO: Esta tese analisa como as políticas nacionais e locais de avaliação da Educação Infantil, chegam as escolas do campo e como repercutem no processo de realização da avaliação do desenvolvimento das crianças. Esse estudo está acontecendo mediante revisão sistemática e de literatura, em que discutimos sobre como acontece a avaliação do desenvolvimento da criança na Educação Infantil do Campo. Metodologicamente a pesquisa é etnográfica e está assentada nos estudos da corrente teórica História vista de baixo, com abordagem qualitativa, dessa forma, esta pesquisa está acontecendo em uma escola do campo, localizada no sítio Algodões na zona rural, município de Pilões-RN. Como instrumentos para a produção e coleta de dados, estamos nos utilizando do diário de campo e realizando observação direta, quisenalmente em uma sala de referência multiano e nos planejamentos coletivos, assim, estamos observando como a professora participante da pesquisa realiza o processo de avaliação do desenvolvimento da criança, bem como se as políticas de avaliação nacionais e locais influenciam o processo de avaliação, realizaremos entrevistas semiestruturada com a professora, diretora e coordenadora pedagógica da unidade e com o secretário municipal de educação. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdos, através da análise categorial em Bardin (2011), nessa perspectiva faremos o cruzamento dos dados da pesquisa com os autores que discutem a temática, respondendo as questões de investigação e o objetivo proposto pela pesquisa.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES