PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FRANCISCO RIBEIRO DOS SANTOS JÚNIOR

DISCENTE: FRANCISCO RIBEIRO DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 25/09/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: TECNOLOGIAS PARA O MAPEAMENTO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais; Violência na escola; Bullying; Tecnologias Digitais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Na era da sociedade 5.0, podemos identificar um conjunto de esforços que buscam construir uma convergência harmoniosa entre avanços tecnológicos e bem-estar humano, proporcionando um aprimoramento da nossa qualidade de vida por meio de inteligência artificial e análise de dados, por exemplo. Paralelamente a estes avanços, nossa realidade contemporânea enfrenta um desafio assustador, que suscita preocupações e apreensões: a crescente incidência de violência no ambiente escolar. Face ao exposto, buscamos com esta pesquisa investigar bases conceituais para prototipação de um sistema para o mapeamento e enfrentamento à violência escolar e ao bullying na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa que busca nas tecnologias, uma provável resposta à incidência de violência escolar e bullying nas instituições paraibanas de ensino, podendo ser replicadas futuramente para todo o Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, em forma de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico tem início na investigação sobre a violência escolar na Paraíba; passa pela busca de ferramentas tecnológicas de mapeamento e enfrentamento à violência escolar e estaciona na concepção de um protótipo de sistema para auxiliar no mapeamento e no enfrentamento a violência escolar. Os resultados mostraram que, apesar de uma legislação bem objetiva nesta temática, há a ausência de dados estruturados sobre violência escolar no estado da Paraíba, dificultando a construção de uma tipologia desses atos, bem como, a implementação efetiva de estratégias de enfrentamento. As ferramentas encontradas perpassam por partes válidas, porém muito específicas, do mapeamento e enfrentamento a violência escolar e do bullying. Por último, são apresentados, discutidos e prototipados os requisitos essenciais que fundamentam o desenvolvimento do SIMOVE: Sistema de Monitoramento da Violência Escolar.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS