PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ALEX PEREIRA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ALEX PEREIRA SOARES
DATA: 27/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/frm-fbgy-tbq
TÍTULO: A Influência da Nova Direita na Reforma e Implementação do Novo Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Novo Ensino Médio, Nova Direita, Educação, Políticas Educacionais.
PÁGINAS: 89
RESUMO: O Novo Ensino Médio (NEM) foi instituído através de uma Medida Provisória sendo analisado e aprovado de forma célere no Congresso Nacional em 2016. De acordo com Saviani (2020), Lima e Hypolito (2019), Silva et al (2020), e Motta e Frigotto (2017) a reforma do Ensino Médio é um exemplo da atuação da Nova Direita na formulação e implementação de políticas públicas educacionais no Brasil. Partimos da compreensão de que a Nova Direita é formada por quatro grupos de interesses, sendo eles os neoliberais, os neoconservadores, os gerencialistas da educação e os populistas autoritários (Apple, 2003). Neste contexto surge o nosso problema de pesquisa que questiona: como os grupos que formam a Nova Direita, (neoliberais, neoconservadores, populistas autoritários e gerencialistas da educação), influenciaram de forma articulada na elaboração do Novo do Ensino Médio e atuam em sua implementação no Estado da Paraíba? Sendo, portanto, o Novo Ensino Médio o nosso objeto de pesquisa. O objetivo geral é analisar a influência da Nova Direita na formulação, aprovação e implementação do Ensino Médio no Brasil e no Estado da Paraíba. E deste objetivo geral se desdobram os seguintes objetivos específicos: compreender a Nova Direita no Brasil; investigar como ocorre as articulações para a influência da Nova Direita na edição de políticas educacionais; e avaliar a influência da Nova Direita na Reforma do Ensino Médio e em sua implementação. A pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e de campo. A nossa pesquisa se justifica a partir de uma revisão integrativa realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), presente no segundo segmento do presente texto, que demonstrou uma lacuna existente nas pesquisas publicadas sobre o Novo Ensino Médio que trate da articulação dos grupos que compõem a Nova Direita em sua edição, bem como a sua implementação no Estado da Paraíba. Após a revisão integrativa, apresentamos o nosso referencial teórico, em que analisamos as categorias Estado, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Nova Direita, Novo Ensino Médio e Trabalho. Em seguida, trazemos uma análise da tramitação do Novo Ensino Médio no Congresso Nacional, com a análise das falas dos Deputados Federais, Senadores e terceiros que participaram das sessões do Congresso em que o Novo Ensino Médio tramitou. A pesquisa adota como método de análise o materialismo histórico-dialético. Os dados apurados preliminarmente indicam uma participação ideológica dos populistas autoritários e dos neoconservadores, aliados aos interesses econômicos dos neoliberais e dos gerencialistas da educação para que o Novo Ensino Médio tenha como foco a formação profissional para o trabalho em detrimento de uma educação crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 2664659 - MARIA DA CONCEICAO GOMES DE MIRANDA
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR