PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: GEAM FELIPE LIMA SANTOS

DISCENTE: GEAM FELIPE LIMA SANTOS
DATA: 29/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ikx-jkrz-wof
TÍTULO: Indicadores de Alfabetização Científica como Prática da Transformação Social e da Dimensão Socioemocional em Livros Didáticos de Ciências da Natureza: Uma Análise de Atividades e Conteúdo de Ecologia
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Ensino de Biologia. Conhecimento Ecológico. Transformação Social. Afetividade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Nas duas últimas décadas do século XXI, acompanhamos uma série de problemas relacionados a crise ambiental, política e sanitária da COVID-19, violação dos direitos humanos, circulação em massa de desinformação. Diante disso, muito tem se pensado acerca do Ensino das ciências/Biologia neste século, sua função no currículo escolar e na sociedade, sobretudo de que modo ele pode contribuir para uma formação científica na qual o sujeito se compreenda enquanto agente transformador da sociedade em que vive. A presente pesquisa visa analisar indicadores da alfabetização científica (AC) como prática da transformação social e a dimensão socioemocional nas atividades relacionadas ao conhecimento ecológico propostas em Livros Didáticos do PNLD 2021, de ciências da Natureza e suas Tecnologias. A metodologia adotada foi baseada na Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011), a partir das três etapas: pré-análise, análise e interpretação. Salienta-se, que o nosso corpus de análise foi a coleção aprovada pelo PNLD 2021 para o Ensino Médio, especificamente os volumes 3 e 4 da “Moderna Plus: Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. A análise dos dados, por sua vez, toma como base a perspectiva teórica de Duschl (2008), Stroupe (2015), Silva e Sasseron (2021), Pizarro (2014), Oliveira (2019), que discutem em seus trabalhos sobre os elementos fundamentais para implementação de uma Alfabetização Científica comprometida com a transformação social. E também Bento, Junior e Rossi (2022) com suas contribuições acerca das dimensões socioemocionais. A partir do procedimento analítico, identificou-se que os indicadores dos domínios do conhecimento científico, de Alfabetização Cientifica comprometida com a transformação social e das dimensões afetivas não se apresentam nas atividades dos volumes e capítulos de maneira integrada e equilibrada, sendo esse um dos requisitos para alcançar a AC no nosso tempo, sobretudo que seja alinhada aos desafios e problemas do século XXI. Diante das constatações inferidas, revela a premente necessidade de mobilização integrada e equilibrada dos domínios do conhecimento científico, pois se trabalhados de forma isolada e desarticulada pouco ou quase nada contribuem para o tipo de AC que forme sujeitos que se compreenda agentes transformadores de sua realidade; dos indicadores de Alfabetização Cientifica voltados para a transformação social, sobretudo os que se referem a criar e atuar, uma vez que foram pouco verificados nas atividades propostas nos volumes de livros didáticos analisados; e, por fim, das dimensões socioemocionais, que foram pouco mobilizadas e, em alguns capítulos, não apareceram nas atividades propostas. Os resultados revelam, que as propostas de coleções didáticas para atender os objetivos do Novo Ensino Médio, no recorte das atividades e conteúdos de Ecologia, que analisamos, pouco contribuem no processo de Alfabetização Científica, que vá além das dimensões conceituais, teóricas, de mobilização do conhecimento científico na tomada de decisão, mas que também promova um processo de transformação do sujeito em meio à sociedade em que vive mais especificamente na ação coletiva de cidadania, numa espécie de ativismo político, social e cultural.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO