PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JULIANA SOARES VANDERLEY

DISCENTE: JULIANA SOARES VANDERLEY
DATA: 29/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ddg-racb-yhq
TÍTULO: O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e o Livro Didático: Um olhar sobre as atividades práticas experimentais na perspectiva do ensino por investigação
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências por Investigação. Experimentação Didática. Atividades Práticas Experimentais. Livros didáticos. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O ensino por investigação pode ser considerado uma abordagem metodológica ativa de ensino onde o professor incentivará os alunos a buscarem soluções para os problemas propostos e não, apenas, aceite o que o lhe é imposto. Na disciplina de ciências o livro didático pode ser um importante aliado na construção do conhecimento por parte do aluno, pois diante de atividades práticas experimentais, e com a mediação do professor, os alunos conseguem trabalhar coletivamente em busca de soluções para os desafios propostos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, que tem como objetivo analisar as características das atividades práticas experimentais, propostas nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da abordagem didática do ensino por investigação. Para isso, utilizou-se a classificação das atividades práticas apresentadas por Campos e Nigro (1999): demonstração prática, experimento ilustrativo, experimento descritivo e experimento investigativo. Com relação à classificação das atividades investigativas, levou-se em consideração a apresentada por Sá, Paula, Lima e Aguiar (2007): apresentação de um problema; valorização do debate e argumentação; obtenção e avaliação de evidências; aplicação e avaliação de teorias científicas e possibilidade de múltiplas interpretações. Levou-se em consideração, também, os graus de liberdade intelectual de Carvalho (2018), onde quanto maior o grau de liberdade intelectual, maior será o processo investigativo. Foram analisadas as atividades práticas experimentais, presentes em duas coleções de livros didáticos de ciências, dos anos iniciais do ensino fundamental (PNLD 2019-2022), onde foi detectado uma grande quantidade destas atividades nos livros didáticos, porém se faz necessário um olhar mais atento quanto a orientação da mediação do professor nas mesmas. Não basta, apenas, a atividade trazer a construção de um problema é preciso que se promova o debate, o levantamento de hipótese, a sua testagem, a aplicação de teorias científicas para que assim, o aluno possa construir o seu conhecimento. Contudo, não é suficiente, apenas, o livro didático apresentar propostas investigativas, é preciso que o professor seja formado a partir da visão de educação de que é possível ensinar de maneira científica na escola.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA