PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALOIRMAR JOSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALOIRMAR JOSÉ DA SILVA
DATA: 29/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Educação e Violência: Constelações teóricas do Educar para não-violência
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Violência; Não-violência; Teoria Fundamentada; Justiça; Política; Estado Democrático de Direito.
PÁGINAS: 360
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: As graves violações de direitos humanos perpetradas durante a Ditadura Militar brasileira e seus rebatimentos no período da (re)democratização e no contexto da atual democracia tornaram evidente a lógica da violência que atravessa os modos de vida que constituem a sociedade brasileira. Desse cenário emergiu esta investigação, cujo foco foi o mapeamento de violações aos direitos humanos perpetradas nesse período, suas manifestações e tipologias, como também as implicações educacionais delas decorrentes. A tese foi desenvolvida a partir de um Sistema de Fontes composto pelos seguintes documentos: Tomos I, II, III, IV e V do Projeto Brasil Nunca Mais; Relatórios Finais produzidos pela Comissão Nacional da Verdade, Comissões Estaduais da Verdade, Comissões Municipais da Verdade e Comissões da Verdade instituídas em Universidades públicas. O objetivo geral consistiu em investigar elementos conceituais necessários à composição de uma perspectiva educacional para não-violência. O percurso metodológico, construído com base na Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados) e com apoio do software N-Vivo, permitiu identificar elementos conceituais relevantes, categorizá-los, estabelecer a hierarquia de relações entre eles e delineá-los a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos e educacionais. Ao operar esse processo investigativo-analítico, surgiu uma inovadora constelação conceitual que, compondo o Educar para não-violência, ancora-o em novas bases teóricas e aponta para alternativas de prevenção e desmobilização da cultura da violência. Como resultado foi criada uma constelação de conceitos, sistematizada em quatro dimensões: moral, política, normativa e pedagógica. A Base Moral articula a categoria de Justiça e as subcategorias Memória, Verdade e Reconhecimento; a Base Política contempla a categoria Política e as subcategorias Liberdade, Igualdade, Esfera Pública e Poder; a Base Normativa, por sua vez, é composta pela categoria de Estado, orbitada pelas subcategorias Democracia e Direitos humanos; e a Base Pedagógica torna evidente a necessidade de compreender a categoria Violência e as subcategorias Terror de Estado, Tortura, Perpetradores de Violência e Anistia, para afirmar o seu reverso, ou seja, a não-violência. Essas dimensões, em seu conjunto, possibilitaram afirmar o Educar para não-violência como educação para justiça, capaz de inspirar processos e projetos educativos que, em diferentes esferas da sociedade, comprometam-se a formar sujeitos aptos a construírem modos de vida democráticos e a participarem de maneira responsável do mundo comum, deslegitimando a violência, protegendo a dignidade humana, resguardando o exercício da liberdade, fomentando a solidariedade individual e coletiva, e estabelecendo a materialização da justiça social como sua finalidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CELIA MARIA FERNANDES NUNES
Externo à Instituição - DELAMAR JOSE VOLPATO DUTRA
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS