PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOÍSA MARINHO CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOÍSA MARINHO CUNHA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Via remota, no endereço: https://meet.google.com/ykv-zukh-sxf
TÍTULO: Educação Popular e Educação (Escolar) Quilombola: Entre Concepções, Desafios e Possibilidades
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Diálogo. Quilombo. Educação Escolar Quilombola.
RESUMO: A presente pesquisa defende a seguinte tese: o diálogo entre a Educação Popular a partir da perspectiva de Paulo Freire e a Educação (Escolar) Quilombola é base teórica para a construção de uma Epistemologia Afro-Brasileira Crítica que oriente novas diretrizes curriculares voltadas para políticas públicas estaduais na área da educação escolar quilombola. O objetivo geral deste estudo é analisar a Educação (Escolar) Quilombola com o olhar da Educação Popular Crítica a partir de Paulo Freire e de outros pensadores latino-americanos, de modo a construir processos epistemológicos, políticos, éticos e pedagógicos que possibilitem a edificação de uma educação escolar intercultural, emancipadora e humana. Como objetivos específicos, este estudo buscou: 1. Identificar as contribuições do diálogo entre os valores civilizatórios afro-brasileiros e as categorias da Educação Popular freireana para afirmação da identidade quilombola no currículo da escola em estudo; 2. Analisar como os gestores e os professores da escola quilombola estão implementando os saberes-fazeres afro-brasileiros e indígenas em sala de aula e no cotidiano escolar; 3. Discutir como as lideranças políticas e culturais da comunidade quilombola estão percebendo as contribuições da relação escola–comunidade para a valorização étnica e cultural quilombola na instituição escolar; 4. Enunciar possíveis caminhos que venham a contribuir para a construção de uma educação escolar intercultural, emancipadora e humana voltada para as escolas quilombolas. Este estudo se desenvolveu na Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (EQASSM), que atende estudantes da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamentais I e II, oriundos principalmente da Comunidade Quilombola de Paratibe (CQP), localizada na zona sul do município de João Pessoa – Paraíba. Metodologicamente, a presente investigação opta por uma abordagem essencialmente qualitativa, cujos tipos escolhidos são: 1- pesquisa bibliográfica, 2- pesquisa documental e 3- pesquisa de campo. Essa última adotou os seguintes métodos para a coleta de dados junto às lideranças políticas e culturais da CQP e aos gestores e aos discentes da EQASSM: 3.1- diário de campo, 3.2- observação participante, 3.3- entrevistas semiestruturadas, 3.4-grupo focal. Após as transcrições e as sistematizações das informações, os resultados serão analisados e categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Com isso, a função social desta proposta doutoral é construção de uma escola pública, em que os saberes-fazeres, as tradições e os modos de vida dos diferentes grupos sociais historicamente invisibilizados, a exemplo dos quilombolas, sejam incluídos no currículo e valorizados para além da instituição escolar.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA