PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGIA DANTAS MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGIA DANTAS MACEDO
DATA: 21/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/mxb-uohz-fjx
TÍTULO: A EFETIVIDADE DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Caminhos para a permanência e conclusão de curso na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Assistência estudantil; efetividade; permanência.
RESUMO: O Estado Moderno, ao assumir o papel de administrar as contradições do Capital, adota as políticas sociais como estratégias para equalizar os diferentes interesses entre classes sociais, em um processo contraditório da relação capital e trabalho; estado e sociedade; sujeito e mercado. As chamadas políticas focalizadas, no conjunto das desigualdades sociais e econômicas possuem a função de amenizar tensões e contradições. Com esse objetivo situa-se, no campo de educação superior, a Política de Assistência Estudantil, que busca contribuir para redução das taxas de evasão e retenção (BRASIL, 2010) e favorecer a permanência e a conclusão do curso, principalmente de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Nesse cenário, a pesquisa problematiza: Qual a efetividade da Política de Assistência Estudantil, no âmbito da UFPB, considerando o perfil de política social no contexto do capital e a contribuição para a permanência e conclusão do curso? A hipótese de pesquisa considera que o modelo econômico neoliberal adotado pelo Estado de políticas sociais seletivas, focalizadas e precárias quanto ao acesso aos bens sociais disponibilizados, apresenta limites para viabilizar a permanência e a conclusão de cursos na educação superior. Nesse sentido, a investigação se desenvolve no campo das políticas educacionais, e tem o objetivo de avaliar a assistência estudantil quanto à sua efetividade para a permanência estudantil e conclusão de cursos de Graduação da UFPB. Acerca do desenho metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva e analítica, orientada pelo método crítico e dialético de Marx e realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo. Este estudo está demarcado pelas categorias teóricas de Estado (MÉSZAROS, 2009) e, contradição (MASSON, 2007), (MARX, 2013) e justiça social (PRESTES, JEZINE e CASTELO BRANCO, 2019); (BELL HOOKS, 2013). As categorias empíricas relacionadas ao objeto são a efetividade de políticas públicas, a permanência na educação superior e a avaliação da assistência estudantil, as quais foram estudadas a partir de pesquisa bibliográfica nas bibliotecas digitais SciElo, BDTD/Brasil e o repositório institucional da UFPB. Os resultados parciais apontam que a Assistência Estudantil da UFPB contribui para a permanência na educação superior, entretanto, segue a tendência da focalização e seletividade. A pesquisa de campo realizada através da aplicação de questionário com os/as estudantes de Graduação da UFPB permitirá verificar o perfil socioeconômico e compreender as questões relacionadas às áreas estratégicas concernentes à assistência estudantil. Ou seja, busca avaliar como essa política responde às demandas dos/as discentes bem como os seus efeitos enquanto caminhos para a sua efetividade diante das condições da materialidade dos/as estudantes da UFPB no processo de permanência e conclusão do curso.
Externo à Instituição - GISELE MASSON
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA