PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA NO VALE DO GRAMAME: UM ESTUDO A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANO
PALAVRAS-CHAVES: Decolonial. Educação Comunitária. Educação Popular. Vale do Gramame.
RESUMO: O objetivo desta pesquisa doutoral, vinculada à Linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, é estudar uma experiência de educação comunitária no território do Vale do Gramame, em João Pessoa-PB. Neste sentido, é motivada pelo argumento de tese de que o pensamento decolonial forjado na América Latina é responsável por possibilitar a construção de práxis educativas libertadoras, na medida em que os sujeitos ressignifiquem e reconstruam as suas histórias de vida a partir das memórias ancestrais e da história local. O objetivo é analisar como a decolonialidade latino-americana se apresenta nas experiências comunitárias a partir da práxis educativa dos sujeitos do Vale do Gramame na Paraíba, em sua interface com as memórias e as tradições ancestrais das mestras e mestres da comunidade. Enfatizamos a constituição do pensamento decolonial, ao observar os paradigmas do bem-viver, a luta dos povos e comunidades e a construção de epistemes próprias. A aproximação com as mestras e mestres do território em questão e dos sujeitos das escolas da comunidade, realizamos uma pesquisa participante com observação e entrevistas, nos apropriamos das teorias decoloniais e constatamos aproximações entre o local e o global, o que nos revela o trajeto a ser seguido. Os materiais coletados e produzidos, submetidos a uma análise a partir do Pensar Crítico freireano em uma perspectiva decolonial (FREIRE, 2005; 2009) (WALSH, 2012; 2017), revelam a emergência de um pensamento próprio dos sujeitos do território do Vale do Gramame em conexão com preceitos decoloniais.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE