PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: NAILA JENISCH CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAILA JENISCH CHAVES
DATA: 22/09/2023
HORA: 00:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: A INTERAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
PÁGINAS: 81
RESUMO: RESUMO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se apresenta durante o desenvolvimento até os 12 anos de idade, que tem se destacado politicamente na sociedade como um todo e, mais especificamente, no campo da saúde e da escola. As políticas públicas direcionadas a Educação Especial têm apresentado contradições, de forma que o TDAH vem sendo negado na sala de aula, apesar de estudos demonstrarem os prejuízos educacionais para alunos com essa condição e a ciência médica ter apresentado um certo avanço nos conhecimentos acerca dos aspectos genótipos e fenótipos que estão compreendidos na sua etiologia. O serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que pertence ao domínio da Educação Especial, ainda não se encontra presente em todas as escolas, contudo, tem havido a determinação de inclusão do TDAH em políticas no âmbito estadual levando a mudanças no âmbito educacional. Entretanto, apesar desses avanços, alguns tanto no campo teórico da saúde, como no campo prático da educação, aspectos que são fundamentais a Educação Especial na perspectiva inclusiva, têm sido negados por contradições nas leis nacionais inviabilizando o processo da inclusão do TDAH. Este trabalho tem por objetivo geral refletir sobre o atendimento prestado à criança com TDAH em escolas que possuem AEE no Ensino Fundamental da rede pública municipal de João Pessoa/PB. Como fundamentação teórico-metodológica seguimos os pressupostos do materialismo histórico dialético. A pesquisa é qualitativa e o campo pesquisado são escola que oferecem o AEE com ênfase nas dificuldades que se apresentam na práxis dos professores de sala de aula regular e profissionais do AEE. O presente estudo toma como hipótese que há elementos que dificultam a interação entre esses profissionais, o que compromete o desenvolvimento dos alunos com TDAH.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
Externo à Instituição - DORIVALDO ALVES SALUSTIANO