PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CHRISTIANO CORDEIRO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANO CORDEIRO SOARES
DATA: 11/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fhs-dsut-tyz.
TÍTULO: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E REDES METAESTÁVEIS: UM ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PROMOVIDAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E PELA UNIVERSIDADE DE ROMATRE
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de inclusão. Pessoas com deficiência. UEPB. ROMATRE. Colaboração internacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é um fenômeno que se inicia de forma tímida na segunda metade do Século XX e passa a ganhar musculatura em diversos países no Século XXI. Nesse cenário, objetivamos realizar um estudo comparado das políticas de inclusão que produzem condições de acesso e de permanência às pessoas com deficiência na educação superior adotadas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e na Università Degli Studi Roma Tre – ROMATRE, tomando como base a Convenção Internacional das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CIDPD de 2006 e a rede SOLIDARIS. A rede SOLIDARIS se formou através de um projeto aprovado na política educacional de colaboração internacional no âmbito do programa Erasmus Plus da União Europeia. Parte da tese defende que as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência só acontecem através de uma rede metaestável, isto é, com a percepção de que as políticas não acontecem de modo isolado e de que se faz necessária a construção de parcerias que se consolidem e se retroalimentem. Nessa perspectiva, temos como base o materialismo sócio-histórico-dialético e o estudo comparado, a partir das categorias teóricas: hegemonia, contradição, metaestabilidade, ecologia de saberes, externalização, estrangeiro indígena e hibridação; e das categorias empíricas: acesso e permanência, nas quais refletimos sobre o papel da cooperação educacional internacional e o caráter metaestável das relações sociais que visam assegurar direitos e políticas públicas de acesso e de permanência das pessoas com deficiência na educação superior no contexto neoliberal. Para tanto, utilizamos uma abordagem crítica analítica do fazer institucional da UEPB e da ROMATRE para as pessoas com deficiência, alicerçado pelas visitas de observação e pela análise documental dos materiais produzidos pela rede SOLIDARIS e dos sites oficiais das instituições brasileira e italiana. Os resultados evidenciam, entre outros aspectos, que as redes de estudos sobre as pessoas com deficiência e os tratados internacionais materializados como direito conduzem a um duplo movimento sinérgico: por um lado, esses estudos modificam as leis internas dos países em direção à inclusão educacional; por outro lado, as normas internacionais são fontes de luta para assegurar as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência. Em relação à implementação dessas políticas públicas na educação superior da UEPB e da ROMATRE, ponderamos que mesmo registradas em documentos legais e técnicos não há garantias de que são exequíveis, compreendendo-se assim como campos de disputa que se ativam na metaestabilidade.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES