PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUSA NASCIMENTO SABINO NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANUSA NASCIMENTO SABINO NEVES
DATA: 17/11/2023
LOCAL: sala: http://meet.google.com/rgg-zedr-nsf
TÍTULO: “A EMANCIPAÇÃO DA MEDICINA PARAIBANA”: tessituras constitutivas da Faculdade de Medicina da Paraíba (1950-1974)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. História das instituições educativas. Ensino Superior. Educação Médica.
RESUMO: Não existe aleatoriedade na eleição de um objeto de investigação. As determinações que aguçam a curiosidade investigativa estão relacionadas à possibilidade de a historiografia das instituições educativas transcender os parâmetros institucionais e lançar luz sobre diferentes dimensões dos fenômenos educativos. Portanto, a Faculdade de Medicina da Paraíba, doravante FMPB, atualmente denominada Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi posicionada no centro da investigação, abrangendo o período de 1950 a 1974, desde a sua fundação até a sua integração ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. Isso inclui as principais configurações que tornaram possível a formação médica pública na Paraíba. Dentre as inquietações condutoras, como principal emergiu: como ocorreram os processos constituintes da FMPB, desde a sua fundação em 1950 até a sua incorporação ao CCS da UFPB em 1974? Uma pesquisa historiográfica está em andamento para buscar respostas, com o objetivo central de reconstituir a trajetória histórica da FMPB no período de 1950 a 1974, tencionando compreender as configurações que a amoldaram. Preliminarmente, levantou-se o seguinte argumento de tese: a FMPB foi estabelecida para atender aos interesses políticos, econômicos e de formação acadêmica das elites dominantes e elevar o estado da Paraíba a uma posição de igualdade em relação aos outros estados que já possuíam instituições de ensino superior médico. Além disso, a FMPB tinha preocupações humanísticas em preencher as lacunas na atenção à saúde da população paraibana. Portanto, é provável que, em sua configuração social, tenha sido perpassada por uma trama de disputas e de realizações entre as elites, sob o olhar atento da imprensa periódica da época. Metodologicamente, autorizadas pela Nova História Cultural (NHC), eloquentes fontes em suporte físico, digital e audiovisual foram localizadas e sistematizadas. No presente, essas fontes, trianguladas (Trivinôs, 1987), sustentam o relatório de pesquisa, que por sua vez se baseia em leis gerais e autores memorialistas, historiadores da educação, sociólogos e outros. Os resultados preliminares indicam que a FMPB resultou do esforço de um grupo médico, com apoio de parte do poder público e de outros agentes interessados na implementação do ensino superior. Como instituição privada, a FMPB, de regra, era inacessível aos jovens de baixa posição social. A federalização, em 1960, ampliou o acesso à formação médica na Paraíba, mas esse nível formativo ainda permaneceu difícil para as camadas menos favorecidas. Em todo período analisado, tal instituição dedicou-se aos problemas de saúde pública e reverberou significativamente na educação médica e na assistência à saúde.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA