PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS VITORIAS DANTAS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS VITORIAS DANTAS RODRIGUES
DATA: 26/10/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Escre(vivências) de crianças na educação infantil: o que elas nos dizem sobre suas escolas
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Escuta infantil. Protagonismo da criança. Pedagogia malaguzziana.
RESUMO: Esta pesquisa pretende discutir a escuta das crianças, reconhecendo a potência das suas inúmeras linguagens e formas de comunicação. Propõe uma análise acerca das representações que as crianças elaboram sobre a instituição de educação infantil, na primeira infância. Acreditamos que temas como o nosso fomentam novos paradigmas, provocam reflexões necessárias e suscitam olhares mais cuidadosos sobre a cultura vigente nas instituições que atendem crianças pequenas e bem pequenas. Temos nos debruçado sobre a escuta infantil a partir da abordagem malaguzziana, desenvolvida em Reggio Emilia, norte da Itália, sendo a perspectiva que orienta nossas reflexões teóricas. Diante da realidade vivida, olhando para nossa pŕaxis e, também, para os documentos oficiais que regem esta etapa da educação básica, nos perguntamos: estamos de fato, no dia a dia das nossas creches e pré-escolas, reconhecendo o protagonismo das crianças? Respeitando suas vozes? Consideramos que, embora não estejamos num território de certezas, a pedagogia malaguzziana tem contributos axiais que devem ser, cautelosamente, considerados por educadores e pesquisadores brasileiros. Lóris Malaguzzi ousou pensar a educação das crianças da primeira infância a partir delas mesmas, colocando a centralidade da ação educativa nas próprias crianças. Intentamos ecoar as vozes infantis, evidenciar suas potências, enaltecer suas competências para dizer por si mesmas sobre as escolas infantis. Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa e de inspiração etnográfica por seu caráter metodológico e epistemológico permitirem maior interação com as crianças. A pesquisa será realizada junto à crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de uma CMEI de João Pessoa. Esperamos que nosso trabalho intensifique as discussões críticas sobre o modelo de educação transmissiva que desconsidera as crianças como sujeitos históricos e de direitos, consequentemente fortaleça pedagogias que respeitam o protagonismo infantil.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA