PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA FERREIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA FERREIRA ALVES
DATA: 13/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas. Formação continuada. Educação Infantil
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Esta dissertação teve como principal objetivo investigar a incidência das atuais políticas de formação continuada em nível nacional e local, das professoras de Educação Infantil, e a reverberação destas nas suas práticas docentes, no município de João Pessoa-PB. Para tanto, os objetivos específicos foram: analisar como as políticas públicas nacionais que norteiam os processos de formação continuada na esfera pública da Educação Infantil se articulam com as políticas locais; compreender como tais políticas orientam a organização e o funcionamento das propostas de formação continuada na Educação Infantil promovidas pela Rede Municipal de Ensino de João Pessoa (RME/JP) e refletir sobre os desdobramentos dessas políticas nos contextos pedagógicos de atuação das professoras. A pesquisa foi de natureza qualitativa, desenvolvida em três momentos: 1) revisão sistemática sobre a temática formação continuada para professoras da Educação Infantil; 2) análise documental, a partir das propostas das políticas nacional e local; 3) pesquisa de campo, por meio de observação dos processos formativos do ano de 2022 na RME/JP e entrevista semiestruturadas com dez (10) professoras que atuam em quatro (4) Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs), atendendo crianças de seis meses a cinco anos e onze meses. O método adotado para esta investigação foi sustentado na Teoria Histórico-Cultural, na perspectiva vygotskyana, considerando as contribuições de Vygotsky no campo da formação docente. Para a análise dos dados, foi utilizado a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2006), buscando o detalhamento, com vistas a responder às questões desta pesquisa. Os resultados indicam que há incidência das políticas nacional e local, mas com pouca articulação entre elas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - GIVANILDO DA SILVA