PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: THAISY LANNY DE ALBUQUERQUE SOUTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISY LANNY DE ALBUQUERQUE SOUTO
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (EAN): MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DO ENSINO SUPERIOR AGRÍCOLA NA PARAIBA (1936-1968)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Ensino Superior Agrícola; Práticas Educacionais; História Oral; Memória.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Estado da Paraíba, criada na década de 1930, durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas, por intermédio do então Ministro José Américo de Almeida, idealizador desse projeto. No ano de 1936, a EAN foi inaugurada e teve início, logo no primeiro ano, o funcionamento do Curso Técnico Agrícola (para alunos que não possuíam o Ensino Secundário) e no ano seguinte, em 1937, foi realizado o primeiro vestibular para o Curso Superior de Agronomia. Na perspectiva de compreender essa história e suas memórias, busca-se analisar as práticas educacionais cotidianas desenvolvidas durante os primeiros anos de funcionamento da EAN. O recorte temporal compreende o período de 1936, ano de inauguração da Escola, até 1968, ano em que o Curso de Agronomia se tornou vinculado à Universidade Federal da Paraíba e passou a ser denominado como Centro de Ciências Agrárias. Este trabalho encontra-se pautado no aporte teórico da História Cultural, que possibilita refletir sobre as categorias de pensamento como representações, práticas, apropriações e a cultura comum e cotidiana, através dos diálogos com Michel de Certeau (1982; 1996) e Roger Chartier (1990; 2002). Além disso, em Justino Magalhães (2004; 2007), problematiza-se a história de uma instituição educativa a partir dos aspectos de sua materialidade, das representações e das apropriações. A metodologia de pesquisa consiste na História Oral, através de autores, como: Portelli (1997; 2016), Alberti (2008; 2010; 2014) e de sua intrínseca relação com a memória, a partir de Pollak (1989) e Benjamin (1994). Percebeu-se, então, que além das normas, existem as práticas dos sujeitos, que conferem singularidade ao espaço educativo da EAN.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA